A distribuição dos produtos advindos da agricultura familiar é designada para a merenda escolar e faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como diretriz, que no mínimo 30% dos itens de alimentos do programa sejam adquiridos de agricultores familiares do município de São Félix do Xingu.

Para fazer parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar os produtores rurais precisam estarem aptos no sistema da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que podem ser solicitadas no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER) ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Félix do Xingu.

A prefeitura de São Félix do Xingu disponibilizou no mês de fevereiro em seu portal na aba de editais e licitações, chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios perecíveis provenientes da agricultura familiar. O evento ocorreu na última quinta- feira, (23) no Plenário da Câmara de Vereadores e foi presidido por servidores da Comissão Permanente de Licitação do Governo Municipal.

De acordo com o informado no edital de licitação e divulgado pela Comissão Especial de Chamada Pública, serão comprados dos agricultores rurais os seguintes produtos: Abobrinha verde, alface fresca, banana, cheiro verde in natura, couve folha, mamão, milho verde e polpas de frutas. Os investimentos que serão destinados para os agricultores familiares somam R$ 987.712,00.

O Prefeito João Cleber esteve presente e acompanhou todos os trâmites do processo licitatório e da chamada pública ao qual irá beneficiar centenas de agricultores rurais, contribuindo para que os mesmo possam comercializar a produção rural para os quase 17 mil alunos que estudam na rede pública de ensino de São Félix do Xingu.

Eu quero aqui junto com a secretária de Educação Roselma dizer que pra mim é um motivo de alegria a gente fazer e participar esses produtores que representa aqui quase 70 produtores aqui que está representando na agricultura familiar do nosso município que vai fornecer a merenda escolar de boa qualidade a todos os alunos da rede pública do nosso município, então pra mim é um motivo de alegria está aqui participando hoje desta chamada Pública”, disse o Prefeito João Cleber.

Para a Secretária de Educação, Roselma Milani o comprometimento do Prefeito João Cleber com a educação passa também pela a garantia da qualidade da merenda escolar, tenho o acompanhamento de nutricionista que elabora semanalmente o cardápios para os alunos e outro ponto a ser observado e a questão de incrementar renda para os produtores rurais.

O agricultor rural Divino Ribeiro é um dos que irão fornecer produtos para a merenda escolar e se diz satisfeito por poder entregar seus produtos que ele planta em sua propriedades rural, ele que já fornece desde da primeira administração do Prefeito João Cleber.


“O João Cleber foi eleito a primeira vez, ai foi a minha propriedade olhou a minha profissão, aí ele me chamou que pudesse participar, aí eu entrei e não parei mais, mas é muito bom pra nós, o que nos produz nós vende, quando nós não vende na feira nós vende pra escola com preço justo que tá correndo no mercado, então foi uma ajuda muito grande pro produtor rural”.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Visualizações 18
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support