A Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), e em parceiras com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais (SPRX), realizaram ao longo do ano de 2021 diversos cursos na zona rural e na sede do município.

Nas Vilas Noé, Primavera, Projeto de Assentamento Belauto, Terra Roxa e nos Distritos de Taboca e Nereu, aproximadamente 200 produtores rurais foram contemplados com cursos que vão do beneficiamentos de frutas, derivado do leite, operação e manutenção de tratores, panificação entre outros. Na cidade os moradores receberam cursos específicos de beneficiamento e processamento de pescado.

No Distrito do Nereu ocorreu o encerramento de mais uma realização das atividades integradas que envolvem a participação do poder público e a instituição rural da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Engenheira de alimentos e estrutura do Senar, Milena Passo pondera que os cursos são de extrema importância dado a importância que além de preparar os alimentos ainda podem agregar renda às famílias envolvidas.

“Esse curso ele é oferecido pelo SENAR, com o apoio local é uma parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, com o apoio da prefeitura, também da Secretaria de Agricultura, aqui no Distrito a gente tem o apoio da comunidade de que recebe o curso, que acolhe o curso, participa, essa é uma turma de panificação onde eles aprenderam produtos de panificação de modo geral para assim as famílias possam tá gerando um pouco de renda para aqueles que se empenharem em fazer isso para as vendas ou mesmo gerando economia”.

“Para mim é um curso de muita importância, até parabenizo elas pela coragem delas de fazer esse curso e agradeço também o apoio da SEMAGRI, junto com a Nívea, o Marlos, agradeço o SENAR pelo o apoio, Câmara Municipal e o nosso prefeito João Cleber e agradeço a todos” disse o vereador Renildo do Nereu.

Dona Marta Ribeiro, moradora do Distrito de Nereu,  falou em nome das alunas participantes do curso e do apoio da administração municipal em oportunizar ações que visam o empreendedorismo rural. “Esse curso ele é muito importante para todas nós, para a comunidade, quero assim agradecer de coração os organizadores, porque para nós aqui da comunidade do Distrito Nereu eu tenho certeza que foi muito importante para todas essas mulheres que deixaram seu lar durante essa semana para participar desse trabalho tão importante para todos nós aqui, aprendizado muito grande”, informa dona Marta.

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.

Compromisso com o trabalho!