Com mais de 14 mil óbitos por ano, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Os dados são de levantamentos do Ministério da Saúde, é a campanha de novembro azul tem como propósito conscientizar quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.

Por medo, vergonha ou mesmo falta de informação, muitos homens optam por não conversar sobre o assunto. Essa dificuldade em se expor faz com que demorem para realizar exames de rotina, resultando em atraso no diagnóstico de diversas doenças, incluindo o câncer.

O renomado médico urologista, Dr. Fernando Casadini, desde de segunda – feira (29) está atendendo a demanda na Unidade de Referência Especializada (URE) de São Félix do Xingu, explica que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas, mas com acompanhamento médico é possível realizar o diagnóstico precoce da doença.

Casadini, reforça que ao procurar um profissional da saúde, dois exames iniciais podem ser solicitados para investigar a presença da doença: o exame de toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

“Estamos aqui nesta campanha de novembro Azul, momento de relembrar a importância do preventivo masculino, lembrar que não é só as mulheres que fazem o preventivo, os homens também têm que ter o compromisso com a sua saúde e falando em questão de próstata o grande detalhe é prevenir para não esperar o problema acontecer” frisa Fernando Casadini.

O secretário de Saúde, Raphael Antônio, esteve presente na Unidade de Referência Especializada (URE), Dr. Carlos Alberto Nery, falou sobre a realização dos investimentos em saúde pública oferecidos pela administração do prefeito João Cleber e, em especial no mês de novembro, que foi dedicação para a saúde do homem. “Iremos oferecer em torno de 150 consultas para os pacientes aqui de São Félix do Xingu, homens acima de 45 anos que estão preocupados com a sua saúde, porque prevenir é o melhor caminho”, disse Raphael Antônio.

 

Confira os depoimentos dos homens que foram atendidos na realização dos exames de prevenção ao câncer de próstata.

 

Francisco Amaro (Aposentado): “Atendimento do médico foi bom sabe, falei para ele como que eu estava passando, ele olhou, deu o toque, e disse não, não tem problema, você pode ficar fazendo só de ano em ano, você faz o exame de ano em ano que você está normal, está bom, você pode fazer esse exame aqui, passou esse exame para mim fazer com a menina aqui sabe, aí graças a Deus está tudo bem, tudo correndo bem graças a Deus. Muito importante, nós temos que prevenir porque as mulheres previnem mais que nós, e os homens fica com aquele negócio de preconceito, ah eu não deixo ninguém tocar em mim, não, eu não tenho isso não, estou com 68 anos a primeira vez foi agora, mais se precisar o tanto que precisar eu faço”.

 

Cláudio Raimundo (Ribeirinho): “Para quem nunca fez é bom fazer, porque o negócio é sério, o negócio não é brincadeira não, você cuidar do seu pai, ver seu pai levantar 18 vezes, urinar 18 vezes em uma noite e não dava meio copo de urina, só sofrimento, só vontade de urinar e não consegui, e ele não podia fazer cirurgia porque já tinha 82 anos, o resultado foi ver ele morrer. Então, quem nunca fez é bom fazer, não descuidar melhor remédio é a prevenção, é por isso que estão morrendo por causa do preconceito né, eu mesmo era preconceituoso não vou mentir, mais depois que vir a situação do meu pai aí acabou o preconceito”.

Edivan Ferreira (Servidor Público): “É muito maravilhoso porque a gente tem que cuidar da saúde né, uma coisa importante, tivemos uma palestra aqui, o médico falou da importância que temos que fazer esse exame. Nós tivemos uma palestra ali com o Drº ali na Madureira, ele foi lá, teve a palestra e ele falou pra nós onde ia fazer aí a gente veio pra cá, pra fazer os exames”.

 

 

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.

Compromisso com o trabalho!

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *