Programa Territórios Sustentáveis incentiva o empreendedorismo feminino na zona rural de São Félix do Xingu

A cada ano, as mulheres conquistam novos espaços na sociedade e caminham rumo ao protagonismo em diversos mercados. O dia 26 de agosto, é um marco da luta das mulheres por empoderamento e paridade entre gêneros. E no empreendedorismo não é diferente. No sudeste do Pará, o Programa Territórios Sustentáveis reconhece e valoriza a importância do trabalho das 216 produtoras inscritas.


A 30 quilômetros de São Félix do Xingu, na colônia Maguari, a agricultora Darlene Pereira de Souza, de 30 anos, decidiu começar a trabalhar por incentivo e inspiração da sogra. Juntas encontraram na produção de polpas de frutas uma forma de conseguir ter uma independência financeira. “A melhor coisa é a gente ser independente, é ter o nosso próprio dinheiro, conseguir comprar nossas coisas. Mulher é assim, a gente quer ter tudo”, disse Darlene.

Nesta quinta-feira (26), as atividades da agenda do TS na região da PA-279 tiveram continuidade com o curso “Empoderamento feminino: Desenvolvendo as características do comportamento empreendedor”, uma parceria com o Sebrae e o Imaflora. A ação foi destinada para a associação de mulheres produtoras de polpa de frutas de São Félix do Xingu. O objetivo é a melhoria na gestão das propriedades das beneficiárias, formação de lideranças, empoderamento e incremento da autoestima da mulheres no campo, além do incentivo ao empreendedorismo rural e ao associativismo e cooperativismo.


“Esse curso é muito bom para nós mulheres da associação, um grande aprendizado para a gente. Nós estamos aprendendo muita coisa sobre os direitos das mulheres. Desde quando formamos a nossa associação a maioria dos integrantes são mulheres e somos nós que estamos a frente de tudo. O Territórios Sustentáveis é um grande incentivo, esse projeto vai alavancar muito a agricultura familiar. O mais importante é que vamos poder colocar mais pessoas no nosso bloco”, ressaltou Maria Josefa Machado, presidente da associação.

O feminismo ampara este caminho a ser percorrido e ganha força no campo. No entanto, mesmo com a popularização do debate, ainda existem problemas que devem ser enfrentados, tais como a pouca representatividade, a violência e as desigualdades no mercado de trabalho.


“Cerca de 47,5% da população rural é feminina, então é de fundamental importância que nós possamos capacitar essas mulheres para construir esse desenvolvimento rural sustentável. O nosso objetivo é expandir para outros grupos, para que as mulheres da zona rural possam se empoderar também através do empreendedorismo e da administração de propriedades”, reforçou a Ana Carla Barros, técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

A força do empreendedorismo feminino se destaca pela conciliação da jornada de trabalho com as tarefas domésticas. “ Com o tempo nós começamos a perceber que as mulheres não tinham muito claro o papel da mulher na propriedade, sociedade e sobretudo na tomada de decisão, então hoje trabalhamos muito com essa questão do empoderamento, da participação feminina. Uma das coisas que a gente tem trabalhado muito é o benefício da mulher, através de capacitações, de apoios de insumos, então essa parceria com o Territórios Sustentáveis tem sido muito boa, primeiro porque elas trabalham com polpas de frutas, então a gente precisa incentivar essa questão da produção sustentável”, afirmou Selma de Oliveira, coordenadora de projetos do Imaflor em São Félix do Xingu.

O Programa Territórios Sustentáveis entregou através do Ideflor-Bio um viveiro de mudas para atender a associação das produtoras da região. A parceria com o Sebrae soma as ações do empreendedorismo rural focando no papel da mulher, na autoestima e nos benefícios. “Independente de onde a mulher esteja, qual a sua faixa etária ou grau de instrução, para nós é importante estar nesse processo de empoderar a mulher, mostrar que ela é capaz de ultrapassar barreiras, ser autossuficiente, de vender seus produtos e ganhar seu dinheiro, subsidiando suas famílias. O Sebrae, em parceria com a Semas, ultrapassa fronteiras para promover capacitações por todo Pará”, ressaltou Andreia Alves, Analística Técnica do Sebrae.

Por Bruna Brabo (SEMAS)/ Fotos/ Bruno Cecim/ Agência Pará. 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support