Projeto “Reflorestar” incentiva produtores para preservação ambiental e renda no campo

A Prefeitura de São Félix do Xingu está distribuindo para produtores rurais mediante cadastro realizado no Viveiro Municipal localizado no Setor Liberdade, entregas de mudas de várias espécies, entre as quais; da Golosa Fruta Nativa da região do Xingu, Cupuaçu, Açaí de Cacau entre outras. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri) lançou o Projeto Reflorestar que prevê juntos aos produtores rurais preservação ambiental e ao mesmo tempo garantir renda para o homem do campo.

O Reflorestar é idealizado pela gestão do Prefeito João Cleber e conta com as parcerias do o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) órgão da Administração Direta Estadual e da The Nature Conservancy (TNC), uma Organização Internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade.

A agricultora Alice Santos possui uma posse de terra denominada de Sítio Nova Morada, no Projeto de Assentamento Belauto, relata que por lá é perceptível uma drástica mudança no clima, ela acredita no Projeto Reflorestar para amenizar as condições ambientais. “ Com esse incentivo a gente já tem vontade de fazer e com ajuda da prefeitura para nós fica bem mais fácil, esse verão foi muito difícil devido à falta de água diminui e muitas as chuvas, acredito que Deus vai dar certo”, conclui dona Alice Santos.

Quem também veio em busca de mudas no viveiro municipal, foi Manoel Aguiar agricultor no Sítio Boa Esperança no KM 28, ele vai aproveitar as doações das mudas para ampliar sua lavoura de Cacau, Açaí e o pomar de Tangerina, Acerola. “ Nós temos de tudo um pouco lá plantado, com certeza acredito que com essas ações de plantio o sistema climático vai melhorar”.

Alisson Martins é Técnico Agrícola e responsável pelo o Viveiro Municipal conta que o objetivo do Reflorestar é incentivar o plantio de espécies que possam agregar renda aos produtores rurais ligados à agricultura familiar e também contribuir com o reflorestamento e a preservação do meio ambiente.

“ O Reflorestar é um projeto nosso, juntamente com o secretário, a gente escolheu esse nome e a gente vai entregar, incentivar o produtor a plantar que é igual à demanda nossa maior aqui é o açaí, é açaí, gulosa, que é uma frutífera nossa, que é da nossa região e estamos distribuindo tanto aqui no Distrito Taboca, no viveiro da Lindoeste, o Prefeito João Cleber é preocupado, ele tem um interesse muito grande, nossa região agora estamos sofrendo alguma coisa, impacto ambiental, então ele é muito preocupado com essa questão ambiental, então, o viveiro vem para dar esse suporte”, explica Alisson.