Propriedades rurais de São Félix do Xingu vão receber diagnóstico técnico de órgãos do Governo do Pará

O documento reúne informações socioeconômico e produtivas, cuja relação servirá para compor um panorama completo das propriedades, o que dará subsídio ao direcionamento da assistência técnica.  

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) vai entregar um diagnóstico completo de propriedades a 40 agricultores que tiveram a inscrição efetivada no município de São Félix do Xingu, no sul do Pará. O documento reúne informações socioeconômicas e produtivas, cuja relação servirá para compor um panorama completo das propriedades, o que dará subsídio ao direcionamento da assistência técnica, como implantação de viveiros e tecnologias com sistemas agroflorestais, entre outras ações de campo.

O documento reúne informações socioeconômico e produtivas, cuja relação servirá para compor um panorama completo das propriedades, o que dará subsídio ao direcionamento da assistência técnica.

A ação faz parte do Programa “Territórios Sustentáveis” (PTS), que vem realizando ações, como assistência técnica e qualificação de produtores rurais, para melhorar a produtividade e também reduzir os impactos ambientais. Segundo Elizamar Pupio, coordenadora das ações do TS na região do Xingu, o diagnóstico engloba dados diversos, incluindo a parte produtiva, social, ambiental e econômica.

“Isso servirá para direcionar o plano produtivo da propriedade, próximo passo a ser trabalhado pela Emater junto aos agricultores inscritos no TS”, explica.

Segundo ele, além dos diagnósticos, serão entregues também 56 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e 33 documentos PRA/Prada: Programa de Regularização Ambiental e Projeto de Recomposição de Áreas Alteradas e Degradadas. O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Já o PRA é o conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e/ou possuidores rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental. O Prada é o instrumento em que o proprietário ou possuidor de imóvel rural mostra o que vai fazer para adequar seu imóvel ao Código Florestal.

Isso inclui o detalhamento sobre como será feita a restauração das áreas degradadas da propriedade, nos casos em que é necessário. De acordo com Cleide Amorim, presidente da Emater, essa é a etapa mais importante desta primeira fase do processo, porque é a entrega efetiva de resultados, que incluem, pela Emater, entrega de CAR, Prada, e também os diagnósticos das propriedades inscritas.

“É importante ressaltar o trabalho de mobilização dos técnicos juntos aos agricultores no que diz respeito à conscientização ambiental, quando o agricultor pode trabalhar, se desenvolver, sem precisar derrubar uma árvore”, destaca Cleide Amorim.

Ela observa que, para reforçar o apoio aos técnicos na elaboração do plano produtivo dos agricultores, a Emater entregou equipamentos para as atividades das equipes na região do Xingu. São 12 notebooks e 12 GPS.

O projeto Territórios Sustentáveis é um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora, do governo do Pará, com coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável no campo.

Além da Emater, compõe o plano o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Por Tina Santos – Foto/ Bruno Cecim da Agência Pará.

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support