Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Em São Félix do Xingu, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Bem Viver, localizado na Praça Céus, aderiu à campanha do Janeiro Branco. Os serviços também se estendem para os munícipes com atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Xingu. 

Cras “Bem Viver” conscientiza população sobre saúde mental na campanha do Janeiro Branco.

De Acordo com a Psicóloga Wanessa Pamela, lotada na Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) o Janeiro Branco este ano conta com o tema “Cuidar da Saúde mental e Cuidar da Vida” é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, trabalhando preventivamente. A campanha objetiva mudar a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promover mais possibilidades a todos os indivíduos e à sociedade como um todo. 

De Acordo com a Psicóloga Wanessa Pamela, lotada na Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) o Janeiro Branco este ano conta com o tema “Cuidar da Saúde mental e Cuidar da Vida”. 

Olá, meu nome é Vanessa, sou psicóloga do Cras Bem Viver de São Félix do Xingu. Estamos no mês “janeiro branco” é uma campanha sobre saúde mental, onde normalmente as pessoas tendem a buscar ajuda do psicólogo após uma crise, um surto ou receber um encaminhamento médico. Porém esse não é o ideal, o correto é buscar o profissional assim que detectar uma tristeza que perturba por semanas, ou que esteja passando muitos problemas seja ele familiar, financeiro, na saúde e perda de um ente querido, um relacionamento que não está indo muito bem, ou até mesmo quando tudo vai bem, porém ainda sente uma dor psíquica de aspecto existencial, é muito bom aliar as atividades físicas, buscar alimentar de forma saudável, frequentar entidades religiosas, estar próximo de quem ama. Como diz o lema da campanha “cuidar da sua saúde mental é cuidar da vida”. O Cras, a equipe SEMTEPS e a Prefeitura apoiam essa campanha.

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Dados dos organizadores mostram, ainda, que no Brasil, de acordo com uma pesquisa, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia.

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *