Psicóloga conscientiza população sobre saúde mental durante campanha do Janeiro Branco

Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Em São Félix do Xingu, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Bem Viver, localizado na Praça Céus, aderiu à campanha do Janeiro Branco. Os serviços também se estendem para os munícipes com atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Xingu. 

Cras “Bem Viver” conscientiza população sobre saúde mental na campanha do Janeiro Branco.

De Acordo com a Psicóloga Wanessa Pamela, lotada na Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) o Janeiro Branco este ano conta com o tema “Cuidar da Saúde mental e Cuidar da Vida” é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, trabalhando preventivamente. A campanha objetiva mudar a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promover mais possibilidades a todos os indivíduos e à sociedade como um todo. 

De Acordo com a Psicóloga Wanessa Pamela, lotada na Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) o Janeiro Branco este ano conta com o tema “Cuidar da Saúde mental e Cuidar da Vida”. 

Olá, meu nome é Vanessa, sou psicóloga do Cras Bem Viver de São Félix do Xingu. Estamos no mês “janeiro branco” é uma campanha sobre saúde mental, onde normalmente as pessoas tendem a buscar ajuda do psicólogo após uma crise, um surto ou receber um encaminhamento médico. Porém esse não é o ideal, o correto é buscar o profissional assim que detectar uma tristeza que perturba por semanas, ou que esteja passando muitos problemas seja ele familiar, financeiro, na saúde e perda de um ente querido, um relacionamento que não está indo muito bem, ou até mesmo quando tudo vai bem, porém ainda sente uma dor psíquica de aspecto existencial, é muito bom aliar as atividades físicas, buscar alimentar de forma saudável, frequentar entidades religiosas, estar próximo de quem ama. Como diz o lema da campanha “cuidar da sua saúde mental é cuidar da vida”. O Cras, a equipe SEMTEPS e a Prefeitura apoiam essa campanha.

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Dados dos organizadores mostram, ainda, que no Brasil, de acordo com uma pesquisa, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia.

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support