O Governo municipal de São Félix do Xingu por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), e em parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o Sindicato dos Produtores Rurais, promoveram curso de Compotas, Legumes e Frutas Cristalizadas, para ribeirinhas da Associação Ambientalista Sustentável (Arisu), entidade ligada a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) na região do Lago Azul, às margens do Rio Xingu.
O objetivo do curso foi proporcionar aos participantes, formação profissional, e ao mesmo tempo estimular o empreendedorismo e proporcionar a geração de renda para as suas famílias.
As atividades empreendedoras de produção crescem no município incentivadas pela gestão do Prefeito João Cleber, que apoia a atividade, e assim qualifica as mulheres ribeirinhas para a comercialização dos produtos.
O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Helena Pereira, que ensinou técnicas para transformar frutas em geleias, compotas e doces. “ O curso oferece condições para que as pessoas interessadas possam trabalhar com as frutas, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização”, explica Helena.
Marlos Peterle, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), reforça que o curso leva a profissionalização das pessoas, agregando valor aos produtos que elas já produzem em suas propriedades.
“O Prefeito João Cleber ele se preocupa em trazer, em proporcionar os ribeirinhos a comunidade de SãoFelense em trazer o conhecimento, então pra gente dá Secretária de Agricultura tem o orgulho de trazer o primeiro curso de doces e compotas para a comunidade ribeirinha”, disse Marlos Peterle.
A aluna Edileusa Castro veio da região de Sumaúma para participar do curso, ela conta que foi muito proveitoso, tanto para aprender receitas novas, quanto para aprender e a reaproveitar os alimentos e relembrar conhecimentos.
“O curso pra mim foi ótimo, com a Professora Helena, eu aprendi muita coisa que eu não sabia, agora eu sei e eu posso fazer pra mim vender, trabalhar, então foi muito bom, pra mim foi bom demais com os ribeirinhos aqui, agradeço o Prefeito João Cleber, o Marlos, e o que eu tenho que falar e pedir a Deus pra abençoar cada um de nós” relatou Edileusa Castro.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho