O Governo Municipal de São Félix do Xingu realizou uma Roda de Conversa com a comunidade escolar sobre o autismo. O encontro faz parte das ações da Secretaria de Educação e ainda faz parte em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril). Mães, professores e equipe pedagógica puderam transmitir conhecimentos e compartilhar experiências que tiveram com filhos e alunos autistas, dentro e fora da sala de aula.
Mães de crianças autistas compareceram à Roda de Conversa, e deram depoimentos emocionantes da aceitação e superação que viveram e vivem a cada dia com seus filhos. A intenção é trazer para ter um entendimento, uma base do que é o autismo, como proceder com a criança autista. E entender que existem vários Espectros do Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, para isso, a família e a escola são fundamentais.
Para Roselma Milani, Secretária de Educação da Prefeitura de São Félix do Xingu, a realização da primeira Roda de Conversa sobre Autismo reforça ações fundamentais para as famílias que têm filho e filha com o diagnóstico de autismo.
“Nesse momento nós ouvimos pessoas que lidam todos os dias com os desafios que é ter filhos autista. E que tudo isso é para pensarmos estratégias e construirmos uma política pública de inclusão que seja sólida e eficiente, e então a nossa meta é garantir sucesso no processo educacional”, explica Milani.
Sobre o autismo: Conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que causa algumas dificuldades nos processos de linguagem, comunicação e interação social, principalmente entre as crianças. A ocorrência é cerca de quatro vezes maior em meninos, por isso a cor que simboliza a conscientização do transtorno é azul. Apesar de não possuir cura, os tratamentos com acompanhamento médico são comprovadamente eficientes e ajudam o indivíduo a ter uma qualidade de vida melhor.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho