São Félix do Xingu passa a ser referência no estado na validação do Cadastro Ambiental Rural CAR

Administrar e fiscalizar o uso do solo em um extenso território do município de São Félix do Xingu, com cerca de 84.000 km2, sendo metade dos quais ocupados por territórios indígenas e parques, que dividem espaço com importante pólo minerador e pecuarista. E neste universo que a equipe da Secretaria Executiva Municipal de Meio Ambiente e Mineração com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMMAS), reforça para que os produtores rurais sobre a importância em dar continuidade na validação dos Cadastros Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades.

Conforme o informado por Francisco Fonseca, coordenador da Estratégia de Produção da The Nature Conservancy (TNC), uma organização internacional, explica que este é um momento histórico para São Félix do Xingu ao alcançar no estado o primeiro município assim como Paragominas a alcançar a marca de mil Cadastro Ambiental Rural (CAR), validados.

“A TNC  junto com a Semmas Pará, Semmas São Félix, Iterpa, hoje conversando com os produtores rurais que entraram no Car, fizeram a inscrição no cadastro ambiental rural, mais que pararam por alguma forma não concluíram ainda sua jornada, e a importância do Car hoje é extremamente ligada ao desenvolvimento da posição rural, onde ele relaciona com crédito rural, onde relaciona com regularização fundiária e outras mais, outros sentidos no cadastro rural”, explicou Fonseca.

Para Sérgio Benedetti, Secretário de Meio Ambiente e Mineração da Prefeitura de São Félix do Xingu relata que a validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) das propriedades rurais acontecem através de resposta às notificações para que aconteça a finalização do processo. Tendo o CAR validado, além de todos os benefícios que o produtor recebe, ele também fica apto para receber incentivos econômicos através de financiamentos e desta maneira contribui com o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Amazônia Agora do Governo do Pará ( PEAA).

“Hoje nós estamos abordando um patamar diferenciado, o município tem aí um destaque muito grande, é o principal município que gerou a quantidade de Car analisado, e hoje a gente rompe essa etapa aí em busca junto os produtores, a questão da validação do Car, então estamos participando aqui junto com o pessoal, fomentando nesses produtores rurais para que a gente possa crescer e evoluir juntos aqui no nosso município, assim como nosso Prefeito João Cleber sempre diz, vamos crescer pessoal, vamos produzir com sustentabilidade e vamos em frente e bora trabalhar”, disse Benedetti.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente – APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho 

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support