São Félix do Xingu recebem Agência Transfusionais de Sangue do Hemopa

Mais duas novas Agências Transfusionais (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) foram entregues nos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, no sul do Pará, nesta quinta-feira, 18. A inauguração contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra e autoridades locais. Essas serão 3º e 4ª agências inauguradas somente este ano. Ao todo, já foram entregues 13 agências pela atual gestão estadual.

“Acabamos de entregar uma agência transfusional do Hemopa e isso permitirá com que o paciente tenha disponibilidade das bolsas de sangue nesses municípios, permanentemente. Esta entrega garante mais saúde para a população que não precisa ir mais até o município de Redenção para receber transfusão”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.

 

Em São Félix do Xingu serão beneficiados os pacientes atendidos em quatro unidades hospitalares. O Hospital Municipal Orzeu Jonas Guida, onde a agência transfusional fica localizada, possui sete leitos de clínica médica, uma sala vermelha semi-intensivo e sala de raio X, recebe entre 250 a 300 pacientes internados, por mês.

A Unidade Materno Infantil Nossa Senhora das Merces, que é composta por centro cirúrgico, central de material esterilizado, pronto atendimento com sala de triagem, sala de parto, sala de cuidados imediatos com recém nascido, consultório médico, posto de enfermagem e salas de repouso, realiza atendimentos e procedimentos cirúrgicos, sendo 26 partos normais, 23 partos cesariana, 10 curetagem após abortamento, 30 hospitalizações pediátricas, 20 hospitalização ginecológica, 60 hospitalizações obstétricas e 10 hospitalizações de esterilização cirúrgica, em média, por mês.

Além desses, serão contemplados o Complexo Hospitalar do Xingu, onde funcionam serviços emergenciais de tomografia computadorizada para a população local e o Hospital e Maternidade São Lucas com a média de 70 a 80 internações clínicas por mês, com a realização de cirurgias eletivas de hernioplastia umbilical e histerectomia total.

“São duas agências em um dia só sendo entregue pelo Governo é o avanço do Hemopa pelo Pará, levando sangue seguro para todas as regiões, onde o aumento das coberturas hemoterápica, tem crescido bastante e o Hemopa avança cada vez mais. Portanto, são mais ações concretizadas pela atual gestão e o avanço do Hemopa no interior do Estado”, avaliou o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.

 

Segundo Jaciel Ferreira, que é farmacêutico, bioquímico e coordenador de uma das novas Agências Transfusionais, há uma distância de quase 400 km de Tucumã até Redenção, onde as bolsas de sangue são coletadas para envio aos pacientes em hospitais. “Agora o atendimento a pacientes que precisarem de transfusão de sangue aqui em Tucumã ou nos municípios mais próximos daqui, será muito mais rápido com as bolsas vindas armazenadas e distribuídas na própria agência, dentro do hospital“, reforçou o coordenador.

O município de São Félix do Xingu atenderá, ao total, 72 leitos com previsão de realizar 20 transfusões por mês.

“Também é muito importante lembrar que a doação de sangue continuará sendo realizada em nosso hemonúcleo de Redenção, que enviará bolsas de sangue para nós fazermos o processo de armazenamento e distribuição aos pacientes transfusionais em leitos hospitalares”, acrescentou Jaciel.

Com isso, os dois municípios entram no calendário de coletas itinerantes com as campanhas externas realizadas pelo Hemopa.

A ação integra o projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. De 2019 a abril de 2023, foram entregues as Agências Transfusionais do Hospital Municipal de Uruará, Hospital Municipal de Jacareacanga, Hospital Municipal de Santarém, Hospital Materno Infantil de Marabá, Hospital Regional Público de Itaituba, Hospital Geral de Altamira, Hospital Estadual Público Galileu, Hospital Regional Abelardo Santos, no Hospital Municipal Silas Freitas, em Mãe do Rio, do Hospital Regional de Castanhal e Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves Rodrigues, em Marituba.

Para a dona de casa Rosa Carneiro, moradora de Tucumã, é uma conquista para a população da cidade. “Eu precisei de doação e é muito difícil não ter quem doe sangue. Por isso, é uma atitude muito bonita e poder conscientizar as pessoas disso é sempre muito bom, não dá para deixar para a última hora”, concluiu Rosa.

As novas agências serão abastecidas pelo Hemonúcleo de Redenção. As duas unidades transfusionais contam com equipamentos de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue, entre eles, câmaras de conservação de sangue, capela de fluxo laminar, freezer para plasma, centrífuga de bancada, banhos-maria, seladora de tubos e aglutinoscópio.

“Há muitos anos necessitávamos de uma agência transfusional como essa, em casos não só de emergência, mas também para os nossos pacientes cirúrgicos nas cirurgias eletivas. A agência via abastecer tanto o hospital municipal como o materno infantil, as UPA e clínicas do município. É um salto de inovação principalmente para nós da área da saúde”, celebrou Tanayny da Silva, diretora Municipal de São Félix do Xingu. ( Texto Colaboração/ Helen Alves/ Fotos/ Marcelo Seabra/ Agência Pará)

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support