O município de São Félix do Xingu, foi a primeira cidade da região Araguaia Paraense a receber o programa TerPaz Itinerante, evento ocorrido no ultimo sábado, uma realização do Governo do Pará que leva serviços gratuitos de saúde do TerPaz para novas regiões, além daquelas de abrangência do programa. Até 26 de abril, os municípios de Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Redenção, Cumaru, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Eldorado dos Carajás e São Geraldo do Araguaia também receberam as ações.

“Essa é uma estratégia que o Estado usou no ano passado, devido à Covid, e percebemos que há procura, no interior do estado, pelos serviços que já são oferecidos na Região Metropolitana de Belém pelo TerPaz. Ao todo, serão mais de 1.000 atendimentos ofertados por município”, detalha Alessandra Amaral, coordenadora do projeto pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Em São Félix do Xingu as ações foi realizada, na Escola Estadual Carmina Gomes, no bairro da Liberdade. No local foram realizadas triagens com técnicos em enfermagem e enfermeiros; atendimentos médicos e odontológicos; realização de testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sífilis e hepatites B e C.

“O propósito do governador Helder Barbalho e da Alessanda Amaral, coordenadora do projeto, é atender essas pessoas que não têm acesso a serviços de saúde e cidadania, então, nós viemos com esse propósito de proporcionar saúde e atendimento para moradores dessa região que muitas vezes não têm acesso a essas políticas”, ressaltou Renata Lobato, coordenadora de políticas públicas.

Também serão disponibilizadas vacinas contra Covid-19, Influenza e Tríplice Viral, além de farmácia para dispensação de medicamentos prescritos na ocasião. As equipes realizarão palestras educativas e preventivas de saúde bucal e escovação supervisionada. Para as pessoas com deficiência, foram feitos cadastros para recebimento posterior de cadeiras de rodas e emissão de carteiras de passe livre. A dona de casa, Edith Moreira, de 44 anos, é uma das beneficiadas, que se cadastrou para conseguir uma cadeira de rodas para o pai, de 82 anos, que está acamado no hospital municipal.

“Meu pai não tem mais locomoção e precisamos dessa cadeira de rodas. Ele está na cama e não pode andar mais, então essa cadeira será de grande ajuda. Agradeço mesmo essa ação do governo, do governador Helder Barbalho, que está sempre olhando para a população de São Félix do Xingu”, disse ela, que mora próximo à escola.

Na ação, o aposentado Raimundo Souza, de 62 anos, conseguiu dar entrada na documentação para conseguir a retirada da carteira de passe livre. “Essa ação é muito importante porque eu preciso me deslocar para Conceição do Araguaia para realizar uma perícia médica e não tinha condições de ir, e aqui eu resolvi tudo muito rápido, então agradeço ao Governo do Estado”, disse ele, emocionado. (Fonte Agência Pará)

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.