Saúde recebe da empresa Centaurus kits para realizar testes rápidos da doença malária

A malária é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Anopheles e afeta, principalmente, os Estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins que, juntos, respondem por cerca de 99% dos casos registrados no País. Conforme o informado pelo o Plano Nacional de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde. o Governo Federal vem intensificando ações juntos aos Estados e Municípios para erradicar a doença no Brasil, até 2035.

Sendo assim a empresa Centaurus Níquel, detentora do Projeto Jaguar em cumprimento a condicionantes e protocolos solicitados pelas Secretarias de Saúde do município de São Félix do Xingu e do Estado do Pará (SESPA) vem realizando diversas parcerias na área da saúde como medida de prevenção e combate da malária.

O prefeito João Cleber, vice-prefeito Batista Abreu, Elcimar de Moura, Secretário Adjunto Executivo Municipal de Saúde (SEMSA), entre outras autoridades, receberam no gabinete em uma agenda de trabalho Ellen Simões, Coordenadora de Relações Sociais da Empresa Centaurus Níquel. Durante a reunião assuntos como investimentos, qualificação de mão de obra e geração de empregos no município, também foi repassado Itens para a Emissão de Atestado de Condição Sanitária (ATCS) para Malária.

“Dizer que isso aqui faz parte do acordo que a Centaurus tinha através de estudo que foi feito com o Governo do Estado e ficou um condicionado de colocar no município a questão desses equipamentos já foi doado carro e nesse conjunto Tinha também esses equipamentos que está entregando hoje. E embora o município hoje não tenha se destacado com caso de malária, mas para uma eventual precisão já está equipado com esses equipamentos” informa o Prefeito João Cleber.

A secretaria de saúde está montando uma equipe multiprofissional para apoiar ações de prevenção e combate à malária. A empresa Centaurus já efetuou o repasse para o município de um veículo modelo Duster Renault ano 2023 que se encontra à disposição do município.

“Estamos entregando hoje o microscópio, notebook, teste de malária, equipamentos para essa testagem, reagentes lâminas tão em conjunto também com a doação do veículo Duster que a gente fez no mês de outubro e todos esses equipamentos eles fazem parte dessa ação de controle da malária e não só da malária também, mas de outras arboviroses que existem dentro da nossa natureza e que podem acometer a população então a gente tá muito satisfeito hoje de colaborar com a saúde do município e de estar hoje entregando esses itens aqui”, relata Ellen Simões Coordenadora de Relações Sociais da Empresa Centaurus Níquel .

Relação dos equipamentos para Controle da Malária: Bacteriológico Binocular, Notebook, Metileno, Quilogramas, Éosina, Micro Lancetas Descartáveis, Lâminas Borda Fosca, Teste Rápido Para Malária, Termonebulizador, Pulverizador de Compressão.