Secretaria de Agricultura apoia ações do “ATeG Mais Cacau” na Vila Campo Verde

O Governo Municipal de São Félix do Xingu, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), esteve participando de um dia de Campo, na Vila Campo Verde, no estabelecimento comercial da família do senhor Zezenias Sousa, a qual envolveu uma série de ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Mais Cacau). Os produtores e Meeiros de Cacau assistiram palestras voltadas à produção.

O projeto ATeG Mais Cacau, é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sendo apoiado pelo o Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu, Secretaria de Agricultura, Empresa de Assistência Técnica, e Extensão Rural do Pará (Emater), Governo do Pará por meio do Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), entre outras instituições públicas, prestadoras de assistência técnica  e agentes financeiros.

É, diante de cenário e com o foco na dinamização sustentável da cadeia produtiva da cacauicultura, entende-se que será o caminho mais curto para impulsionar o crescimento da produção cacaueira na região da Serra Verde, Vila Campo Verde e com isso possa aumentar a renda, geração de mais empregos e melhor qualidade de vida do pequeno produtor de cacau.

Para o engenheiro agrônomo Mattheus Silva, representante da Olam International, hoje no mercado é considerada a maior empresa no mundo, na aquisição de grãos entre as matérias primas destaca o Café e Cacau, reforçou na reunião que o Olam tem realizado trabalhos junto a produtores de cacau nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu e em mais de 60 países.

“ Em relação ao cacau, sempre o foco é a sustentabilidade, destacamos sempre três pontos principais; o cacau livre de trabalho Infantil, Escravo e do Desmatamento, então a empresa Olam tem essa preocupação cada vez maior no nosso dia a dia, na nossa meta de vida dentro da Olam”, destaca Mattheus.

Joana do Carmo tem junto com o marido Osvaldo da Conceição, possui uma roça de cacau no Sítio Baixio Verde, na localidade de Serra Verde, pertencente ao Distrito de Taboca, conta que aprendeu muito com a palestra dos técnicos e que irá aprimorar cada vez mais para produzir cacau de qualidade.

“ É, muito gratificante esse trabalho com os meninos, eles têm nos ajudado bastante na nossa propriedade, lá os nossos cacaus estão bonitos, a produtividade está muito boa também, isso graça a essa assistência técnica e então a gente agradece pelo o apoio de todos e estamos gratos por isso”, disse a agricultora Joana do Carmo.

Já o cacaueiro Jurandir Francisco, que possui um “Meeiro” na colheita do cacau, tem uma pequena chácara denominada por nome de Vitória, na localidade de Serra Verde, não escondia a satisfação em poder aprender um pouco mais sobre as novas técnicas de plantio, poda e aplicação de adubos nos pés de cacau plantados na sua propriedade. Após as palestras técnicas, Jurandir assim como os demais participantes recebeu certificado do Curso do projeto ATeG Mais Cacau.

“ Muito importante pra mim é pra toda a população aqui da região, porque é uma reunião que faz com que a gente aprenda muitas coisas básicas para a nossa região, para nossa produção de cacau, e isso aqui pra nós é muito importante não só pra mim mais para todos que aqui se fez presente”, relata Jurandir Francisco.

Durante o evento Nívea Passos, engenheira agrônoma informou que a Secretaria de Agricultura, mantém essa parceria tanto com o Sindicato dos Produtores Rurais,  quanto com Senar no projeto ATeG Mais Cacau e por determinação do Prefeito João Cleber, a equipe técnica tem se esforçado para contribuir com o desenvolvimento da cultura cacaueira no município de São Félix do Xingu e assim proporcionar renda agricultura para agricultura familiar.

“ Sim, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura esteve aqui hoje na Vila Campo Verde para participar desse primeiro dia de Campo da ATeG Cacau e assim iremos desenvolver esse trabalho de assistência técnica para apoiar sempre os produtores rurais”, comenta Nívea Passos.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support