O Governo Municipal de São Félix do Xingu, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), esteve participando de um dia de Campo, na Vila Campo Verde, no estabelecimento comercial da família do senhor Zezenias Sousa, a qual envolveu uma série de ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Mais Cacau). Os produtores e Meeiros de Cacau assistiram palestras voltadas à produção.
O projeto ATeG Mais Cacau, é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sendo apoiado pelo o Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu, Secretaria de Agricultura, Empresa de Assistência Técnica, e Extensão Rural do Pará (Emater), Governo do Pará por meio do Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), entre outras instituições públicas, prestadoras de assistência técnica e agentes financeiros.
É, diante de cenário e com o foco na dinamização sustentável da cadeia produtiva da cacauicultura, entende-se que será o caminho mais curto para impulsionar o crescimento da produção cacaueira na região da Serra Verde, Vila Campo Verde e com isso possa aumentar a renda, geração de mais empregos e melhor qualidade de vida do pequeno produtor de cacau.
Para o engenheiro agrônomo Mattheus Silva, representante da Olam International, hoje no mercado é considerada a maior empresa no mundo, na aquisição de grãos entre as matérias primas destaca o Café e Cacau, reforçou na reunião que o Olam tem realizado trabalhos junto a produtores de cacau nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu e em mais de 60 países.
“ Em relação ao cacau, sempre o foco é a sustentabilidade, destacamos sempre três pontos principais; o cacau livre de trabalho Infantil, Escravo e do Desmatamento, então a empresa Olam tem essa preocupação cada vez maior no nosso dia a dia, na nossa meta de vida dentro da Olam”, destaca Mattheus.
Joana do Carmo tem junto com o marido Osvaldo da Conceição, possui uma roça de cacau no Sítio Baixio Verde, na localidade de Serra Verde, pertencente ao Distrito de Taboca, conta que aprendeu muito com a palestra dos técnicos e que irá aprimorar cada vez mais para produzir cacau de qualidade.
“ É, muito gratificante esse trabalho com os meninos, eles têm nos ajudado bastante na nossa propriedade, lá os nossos cacaus estão bonitos, a produtividade está muito boa também, isso graça a essa assistência técnica e então a gente agradece pelo o apoio de todos e estamos gratos por isso”, disse a agricultora Joana do Carmo.
Já o cacaueiro Jurandir Francisco, que possui um “Meeiro” na colheita do cacau, tem uma pequena chácara denominada por nome de Vitória, na localidade de Serra Verde, não escondia a satisfação em poder aprender um pouco mais sobre as novas técnicas de plantio, poda e aplicação de adubos nos pés de cacau plantados na sua propriedade. Após as palestras técnicas, Jurandir assim como os demais participantes recebeu certificado do Curso do projeto ATeG Mais Cacau.
“ Muito importante pra mim é pra toda a população aqui da região, porque é uma reunião que faz com que a gente aprenda muitas coisas básicas para a nossa região, para nossa produção de cacau, e isso aqui pra nós é muito importante não só pra mim mais para todos que aqui se fez presente”, relata Jurandir Francisco.
Durante o evento Nívea Passos, engenheira agrônoma informou que a Secretaria de Agricultura, mantém essa parceria tanto com o Sindicato dos Produtores Rurais, quanto com Senar no projeto ATeG Mais Cacau e por determinação do Prefeito João Cleber, a equipe técnica tem se esforçado para contribuir com o desenvolvimento da cultura cacaueira no município de São Félix do Xingu e assim proporcionar renda agricultura para agricultura familiar.
“ Sim, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura esteve aqui hoje na Vila Campo Verde para participar desse primeiro dia de Campo da ATeG Cacau e assim iremos desenvolver esse trabalho de assistência técnica para apoiar sempre os produtores rurais”, comenta Nívea Passos.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho