Secretaria de Agricultura promove curso para ribeirinhos aprenderem sobre Lavoura de Cacau

Os ribeirinhos ligados na Associação dos Ambientalistas dos Ribeirinhos (ARISU) e de Associados da Associação dos Ribeirinhos Lago Azul (ARLA), entidades ligada a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF) receberam curso denominado de Plantio e Manejo do Cacau, ofertado pela Prefeitura de São Félix do Xingu por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), e com as Parcerias do Sindicato dos Produtores Rurais (SPRSF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR).

O objetivo do curso é instruir os agricultores sobre a importância da poda do cacaueiro no contexto fisiológico e econômico, destacando os tipos de poda (poda de formação, poda de manutenção e produção, poda fitossanitária e poda de rebaixamento) e as vantagens de cada tipo. Os agricultores também vão aprender sobre a utilização de ferramentas e prática de poda.

Cabe destacar que o município conta com um viveiro de mudas de cacau em parceria com o Governo do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), e com a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) órgão do Governo Federal e os agricultores após fazerem o cadastro passa a ter acessos as mudas de cacau para o plantio.

A engenheira agrônoma Nívea Passos da Secretaria de Agricultura destacou sobre a importância da assistência e capacitação aos agricultores familiares. Com a realização do curso pretendemos transmitir conhecimentos aos produtores, para melhorar e aumentar a produção de cacau no município, ressaltou Nívea Passos.  

“Esse é um curso de plantio e de manejo de Cacau que foi realizado essa semana aqui na comunidade Lagoa Azul, através de uma parceria da prefeitura de São Félix com o Senar e o sindicato dos produtores rurais, a gente trabalhou durante a semana o Plantio, desde a escola da semente, preparação de muda, a condução dessa muda no viveiro, o plantio desse cacau é do sombreamento que é necessário, e todo o manejo até a parte de poda do Cacau”.

Deusilene santos é responsável pelo o Departamento de Produção da Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu, informa que o Prefeito João Cleber tem garantido condições para que os técnicos possam levar cursos as pessoas que vivem na zona rural e assim auxiliando os mesmo a terem mais uma fonte de renda.

“Mais um encerrando do curso do Senar através da secretaria de agricultura, sempre com a parceria bem-vinda do nosso Prefeito João Cleber que ta dando essas oportunidades de aprendizado a essa comunidade aqui e com isso aumentando aí a possível renda dessas famílias”.

Os ribeirinhos Francisco Oliveira e Elisangela Silva, participaram atentamente do curso sobre Plantio e Manejo do Cacau e relataram que tiveram um bom aprendizado e que eles irão colocar em prática o que aprenderam.

Elisangela Silva – Pra mim graças a Deus foi muito bem, sou muito grata assim por eles estarem aqui, por ela tá aqui com a gente ensinando, aprendi muitas coisas que a gente não sabia, principalmente na adubação, na podação, então assim, eu hoje tô muito feliz por ter aprendido e mais feliz porque assim também ter vindo um curso desse pra comunidade da gente aqui que é pequena, mais mesmo pequena a gente conseguiu um curso de poda de cacau.

Francisco Oliveira – É um privilégio muito grande receber esse benefício aqui em nossos terrenos, porque aqui nós não temos essas práticas, nós não sabemos trabalhar no cacau, na agricultura familiar, nós estamos começando agora, e desde já eu quero agradecer mais uma vez o excelentíssimo João Cleber.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support