Os ribeirinhos ligados na Associação dos Ambientalistas dos Ribeirinhos (ARISU) e de Associados da Associação dos Ribeirinhos Lago Azul (ARLA), entidades ligada a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF) receberam curso denominado de Plantio e Manejo do Cacau, ofertado pela Prefeitura de São Félix do Xingu por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), e com as Parcerias do Sindicato dos Produtores Rurais (SPRSF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR).
O objetivo do curso é instruir os agricultores sobre a importância da poda do cacaueiro no contexto fisiológico e econômico, destacando os tipos de poda (poda de formação, poda de manutenção e produção, poda fitossanitária e poda de rebaixamento) e as vantagens de cada tipo. Os agricultores também vão aprender sobre a utilização de ferramentas e prática de poda.
Cabe destacar que o município conta com um viveiro de mudas de cacau em parceria com o Governo do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), e com a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) órgão do Governo Federal e os agricultores após fazerem o cadastro passa a ter acessos as mudas de cacau para o plantio.
A engenheira agrônoma Nívea Passos da Secretaria de Agricultura destacou sobre a importância da assistência e capacitação aos agricultores familiares. Com a realização do curso pretendemos transmitir conhecimentos aos produtores, para melhorar e aumentar a produção de cacau no município, ressaltou Nívea Passos.
“Esse é um curso de plantio e de manejo de Cacau que foi realizado essa semana aqui na comunidade Lagoa Azul, através de uma parceria da prefeitura de São Félix com o Senar e o sindicato dos produtores rurais, a gente trabalhou durante a semana o Plantio, desde a escola da semente, preparação de muda, a condução dessa muda no viveiro, o plantio desse cacau é do sombreamento que é necessário, e todo o manejo até a parte de poda do Cacau”.
Deusilene santos é responsável pelo o Departamento de Produção da Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu, informa que o Prefeito João Cleber tem garantido condições para que os técnicos possam levar cursos as pessoas que vivem na zona rural e assim auxiliando os mesmo a terem mais uma fonte de renda.
“Mais um encerrando do curso do Senar através da secretaria de agricultura, sempre com a parceria bem-vinda do nosso Prefeito João Cleber que ta dando essas oportunidades de aprendizado a essa comunidade aqui e com isso aumentando aí a possível renda dessas famílias”.
Os ribeirinhos Francisco Oliveira e Elisangela Silva, participaram atentamente do curso sobre Plantio e Manejo do Cacau e relataram que tiveram um bom aprendizado e que eles irão colocar em prática o que aprenderam.
Elisangela Silva – Pra mim graças a Deus foi muito bem, sou muito grata assim por eles estarem aqui, por ela tá aqui com a gente ensinando, aprendi muitas coisas que a gente não sabia, principalmente na adubação, na podação, então assim, eu hoje tô muito feliz por ter aprendido e mais feliz porque assim também ter vindo um curso desse pra comunidade da gente aqui que é pequena, mais mesmo pequena a gente conseguiu um curso de poda de cacau.
Francisco Oliveira – É um privilégio muito grande receber esse benefício aqui em nossos terrenos, porque aqui nós não temos essas práticas, nós não sabemos trabalhar no cacau, na agricultura familiar, nós estamos começando agora, e desde já eu quero agradecer mais uma vez o excelentíssimo João Cleber.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho