Secretaria de Agricultura realiza mecanização de terras para agricultores da região Manguari

Produtores rurais da vicinal Manguari estão sendo contemplados com o Programa de Mecanização de Terras. Com essa medida a gestão do Prefeito João Cleber via Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), garante atendimento à demanda dos produtores rurais no preparo da terra para o plantio de lavouras e roças de cacau.  

Essa é mais uma iniciativa do gestor municipal que visa valorizar o homem do campo e a produção agrícola, que nesta região passará a ter na produção de cacau entre outras culturas fonte de renda no município de São Félix do Xingu. Pelo o programa de mecanização terra e preparo do solo a prefeitura disponibiliza patrulha mecanizada, operadores que praticamente tem custo bem abaixo do mercado e após a terra prepara os produtores rurais recebem mudas para a implementação em suas propriedades de um Sistema Agroflorestal (SAFs), podendo optarem por exemplo por atividade cacaueira.  

“A Secretária de Agricultura mais uma vez vem a campo verificar os trabalhos feitos de preparo diário aqui na região do Manguari, o Prefeito João Cleber sempre dando a oportunidade proporcionando o que que o agricultor familiar possa está preparando as suas áreas ou para reforma de pastagem ou para implantação de novos Safs no município de São Félix do Xingu”, comenta Marlos Peterle.

Com as chegadas das primeiras chuvas no município de São Félix do Xingu, devolvem a esperança para o homem do campo que vinha enfrentando umas das maiores secas dos últimos anos.

O agricultor José de Moraes, tem na vicinal Manguari uma pequena propriedade de terra registrada pelo o nome de Chácara Beija Flor, está radiante com o preparo da terra, o que segundo o agricultor irá plantar ramas de manivas de mandioca, batata, inhame, abacaxi, acerola, cupuaçu, e diversas variedades de frutas para futuramente transformar em polpas, porém o carro chefe será a lavoura de cacau.

“Essa máquina aqui, que a prefeitura está bancando pra nós então já é um lado bom, deu uma força pro agricultor, quero agradecer ao secretário de agricultura, quero agradecer ao Prefeito por ter nos ajudado com uma máquina dessa, porque hoje não é muito fácil e nem muito barato, a gente adquirir uma máquina dessa pro colono concluir isso aqui, mesmo assim ainda é meio sofrido, a gente tá pagando só o óleo e o operador, mais vamos pra frente que Deus vai ajudar que vai dá certo”.

Maria Oneide do sítio Boa Esperança já é atendida pelo o projeto Floresta de Valor, através do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), uma associação civil sem fins lucrativos e agora é contemplada pela prefeitura de São Félix do Xingu com o programa de aração do solo e neste primeiro momento será diversificada entre a produção de frutas, pastagem e plantio de cacau. “ Eu não tinha nem expectativa financeira mais eles vieram, deram esse suporte só tenho de agradecer os nossos gestores em especial ao prefeito João Cleber que está dando esse suporte para nós que lida com agricultura familiar”, relara Maria Oneide.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support