Secretaria de Agricultura repassa mudas de citros a ribeirinhos da Associação Ambientalista da Arisu e Arla do Xingu

O município de São Félix do Xingu possui o maior rebanho bovino per capita do Brasil, e também se destaca por ter a segunda cadeia produtiva de cacau no Estado do Pará, a piscicultura também vem crescendo em média 15% ao ano, de acordo com fontes oficiais do governo. Agora, está diversificando a produção agrícola, com o aumento da produção de citros, configurando potencialmente na agricultura familiar.

Na manhã desta quinta – feira (03) a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), estiveram distribuindo mudas de citros frutíferas de Laranja da espécie Pêra Rio, a Associados da Associação dos Ribeirinhos Lago Azul (ARLA), dos Ambientalista dos Ribeirinhos Sustentáveis (ARISU) e de Agroextrativistas na Ilha Procidonio (AIP). Em abril deste ano a Prefeitura de São Félix do Xingu recebeu doação de mais de 4 mil mudas de citros provenientes do pólo citrícola da cidade de Capitão Poço, a região nordeste paraense, detém o status outorgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) de zona livre de pragas quarentenárias.

Ribeirinhos do Rio Xingu do sítio São Sebastião também foram visitados e lá os servidores municipais discutiram a realização de cursos de fabricação de farinha de mandioca o que será promovido em breve pelo o Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), polo Redenção, já que a Secretaria de Agricultura tem apoiado os ribeirinhos com a distribuição de ramas de manivas de mandioca.

Técnico em aquicultura e atual secretário de Agricultura de São Félix do Xingu, Marlos Peterle ao qual estava acompanhado por Deusiline Santos, Chefe de Produção, Nívea Passos Engenheira Agrônoma, Lázaro Fernandes, Serviços Gerais e Quecio Rodrigues Chefe de Setor, explicou que o apoio do Prefeito João Cleber, junto a órgãos do Governo do Pará, tem permitido atender as demandas da comunidade ribeirinha com diversas ações e assim garantido renda, sustentabilidade, incentivando a produção acompanhado de assistência técnica.

“É com muita satisfação que estamos aqui hoje na comunidade da sucessão Arisu, junto com outros ribeirinhos também, fazendo entrega das mudas da Laranja, quero agradecer a ADEPARÁ que forneceu essas mudas pra gente, Prefeito João Cleber que não mediu esforço para trazer essas mudas de laranja de Capitão Poço até São Félix do Xingu e fazer com que essas mudas de laranja chegue ao maior número de produtores possível, tanto que hoje a comunidade ribeirinhas também tá recebendo muda de laranja, então é com muita satisfação que a secretária de agricultura faz esse trabalho em toda parte do nosso município”, disse Marlos Peterle.

A ribeirinha Marineidi Alves, do sítio Nova Conquista, e associada a entidade de ambientalista sustentáveis, relata a importância da parceria do poder público para com a entidade que tem como propósito difundir a defesa de direitos sociais e ao mesmo tempo trazer a proposta de cultivar a agricultura familiar por meio do uso sustentável da terra. Uma demonstração técnica foi realizada para demonstrar a fórmula correta desde do plantio, adubação e espaçamento do pomar.

“Graças a Deus estamos com essa parceria muito boa desse pessoal, uma pessoa a maravilhosa eles, e que nós agora, nós não tinha nada hoje já temos muita coisa que já tem essa parceria, já tem plantio que nós não tinha, tudo era por conta nossa, nós não tinha condições de ter, mais graças a Deus hoje estamos tendo, agradecendo o Marlos a menina aqui Valdileia, o Prefeito, vocês todos aqui, pra mim isso tá sendo uma coisa muito importante para nós e muito obrigado”.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho 

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support