O evento ocorreu na Escola Municipal Filomeno de Souza Reis e foi organizado pela Prefeitura de São Félix do Xingu, por meio da Secretaria de Educação em conjunto com o Departamento de Educação Escolar Indígena.
Participaram da capacitação do curso instrumental da língua Kayapo do povo Mebêngôkre, professor Clebson Alves Secretário Executivo Municipal de Educação (SEMED) e aproximadamente 80 professores indígenas e não indígenas. O município de São Félix do Xingu proporciona educação indígenas para mais de mil alunos em 32 escolas nas aldeias Kayapos.
O professor Bàykàyr Kayapo formado pela a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e estudante de pós graduação em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, falou da importância da capacitação e o aprendizado ao classificou como fundamental para a cultura indígena Kayapo.
Queria dizer aqui, que esse curso com os professoras e professores são muito importantes para nós, para os indígenas, para as nossas crianças. Eles precisam desse preparo para ir para a aldeia dar aulas para as nossas crianças, é muito importante.
Esse curso instrumental Kayapó, é muito importante para que nós vamos preparados, conhecendo a cultura e sabendo como lidar com os povos Kayapó e é muito gratificante quando a gente presencia pessoas que tem compromisso com a educação escolar indígena e que faz acontecer.
Nosso departamento tem se empenhado muito para fazer um trabalho que atenda realmente as especificidades, as diferenças que a gente sabe que existe dentro das aldeias.
Hoje, atendemos 32 aldeias, 1.126 alunos e para atender protagoniza na lei estamos promovendo essa formação, né? De professores do Curso Instrumental de Língua Mebêngôkre Kayapó. Agradecemos o Secretário de Educação, Clebson, e ao nosso prefeito pelo compromisso com a educação escolar indígena.
O curso está sendo gratificante, né? De grande valia, pois assim está facilitando a vida dos professores que têm certas dificuldades com o Kayapó.
Particularmente, eu quero agradecer o prefeito João Cleber, junto com o Secretário Municipal Clebson, professor Clebson e professora Eunice, e o pessoal que está envolvido. Esse curso é muito importante porque além de conhecer o trabalho, ele já vai preparado para entrar na aldeia.
O objetivo desse curso é levar o professor que vai trabalhar nas aldeias a conhecer um pouco melhor da cultura do povo Mebêngôkre e também ter os instrumentos que vão levá-lo a aprender a língua para poder se comunicar de forma mais adequada com os seus alunos e com a comunidade em geral.
Contamos aí, com a participação de vários professores não indígenas e também de professoras indígenas e na oportunidade foi realizado também o planejamento para atender as demandas das 32 escolas indígenas do município de São Félix do Xingu. É com imensa alegria que queremos agradecer ao nosso Prefeito João Cleber, a nossa equipe SEMED, e a todos os professores que estão imbuídos aí em levar a melhor educação possível a esse povo Indígena, Kayapó dentro do território de São Félix do Xingu nas terras Kayapo.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho