Secretaria de educação inicia 2ª etapa do curso educacional para etnia Kayapó do Xingu

Professores indígenas e não indígenas que leciona para mais de mil alunos e que atuam nas 32 escolas indígenas Kayapós das aldeias às margens dos rios Fresco, Iriri, Riozinho e Xingu, da rede municipal de ensino de São Félix do Xingu, iniciaram na manhã desta quarta – feira (01), no auditório professora Raimunda de Oliveira Pinto no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), a segunda fase da Formação Continuada Instrumental do Curso Kayapó. O evento é promovido pela Secretaria de Educação por meio do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEI).  Cabe lembrar que as alunas do ensino indigena estão previstas para iniciarem no dia 13 de fevereiro.

A primeira etapa ocorreu no mês de março do ano passado na Escola Municipal Filomeno de Souza Reis, e contou com a participação de ao menos 80 professores indígenas e não indígena, ocasião em que contou com a participação do professor Bàykàyr Kayapó, formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), e estudante de pós graduação em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nessa segunda etapa do curso de formação continuada, o objetivo é de fortalecer as metodologias de ensino indígena no município de São Félix do Xingu. Segundo o professor Rosivaldo Ribeiro, Coordenador Pedagógico do Departamento de Educação Escolar Indígena, esse encontro é importante para aprimorar a Educação Escolar Indígena: Diferenciada, intelectual ao qual se estenderá até sexta feira da próxima semana, com as temáticas relacionada a organização do tempo e espaço, interculturalidade e práticas pedagógicas.

“ Estamos iniciando o primeiro dia desse módulo do curso instrumental Kayapó, é um curso que a Secretária de Educação tem possibilitado para que os professores da educação indígena possam tá melhor preparados para o processo de ensino e consequentemente de aprendizagem dos nossos alunos, então para que os nossos professores possam chegar na aldeia dando suas aulas com maior qualidade, esse curso ele é de suma importância, um curso oferecido pela Secretaria de Educação de São Félix do Xingu e  ministrada pela Professora Eunice Ester, professora da Educação Escolar Indígena”, lembra o professor Rosivaldo Ribeiro.

O secretário de Educação de São Félix do Xingu, Professor Clebson Alves, fala que esse curso para os professores é importante e denota o empenho do Prefeito João Cleber também com a educação Indígena.  É que o objetivo é levar ao professor que vai trabalhar nas aldeias a conhecer melhor a cultura do povo Mebêngôkre e também aprimorar os conhecimentos da língua Kayapó para que possa se comunicar de forma mais adequada com os alunos da comunidade indígena.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support