Em razão do Dia Mundial da Água, a equipe ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu – SEMMAS, realizou no auditório do Espaço Cultural da Escola Municipal, Filomeno de Sousa Reis, palestra para alunos do 5º ano sobre a Educação Ambiental. A data é importante para enfatizar a importância desse recurso hídrico para a manutenção do ecossistema e da vida, bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.
Alunos, diretores e professores foram conscientizados pelo o Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de São Félix do Xingu sobre a importância e o uso consciente da água e também de preservar os rios do município de São Félix do Xingu. Os adolescente a todo tempo interagiram com perguntas e respostas sobre o uso racional da água, além de assistirem vídeos que relatam a importância da criação do Código Florestal e a dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio ambiente, que são o Projeto Quelônios (Tartarugas) e Clenap (Limpezas dos Rios e Ilhas).
A diretora escolar Ivani Hilário, relata que comemorar junto aos alunos essa data importante para o ecossistema que é o dia Mundial da Água, retrata bem o valor que a água tem. “Precisamos educar, ensinar para as nossas crianças que devemos fazer a nossa parte para que no futuro não falte água no planta”, enfatizou a professora Hilário.
Lívia Vitória, aluno do 5º ano, disse que é preciso cuidar da natureza e da água, classificando como fonte de vida. “Foi bem legal a palestra, para todas as crianças aprenderem que o desperdício e errado, e que água nos garante a vida de nós humanos, dos peixes, das plantas, dos animais, tipo assim se a água acabar do planeta terra nada mais vai existir e preservar é importante para manter a nossa vida para o futuro”, pontuou a estudante Lívia.
O Secretário de Meio Ambiente e Mineração, Sérgio Benedetti, explicou para as crianças sobre a importância da água para a realização de atividades básicas do dia a dia, além da responsabilidade do ser humano para a preservação da água no planeta.
“Sem dúvidas tivermos a oportunidade no dia Mundial da Água de levar informações para os alunos e professores que são formadores de opinião e discutirmos as condições de qualidade da água, preservação a conservação do Meio Ambiente do nosso município uma vez que somos privilegiados por termos dois rios maravilhosos e eu tenho a certeza que a gente no futuro recuperar o Rio Fresco”, conclui Sérgio Benedetti.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
No ano de 2023, o tema escolhido foi “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de tratamento da água.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho