A preservação do Meio Ambiente aliado à educação ambiental é cada vez mais importante no planeta terra. E foi pensando em contribuir com essa causa que alunos, professores e secretários municipais da Prefeitura de São Félix do Xingu realizaram plantio de várias árvores da espécie Ipê Roxo. Os alunos da escola Filomeno de Sousa Reis também assistiram à palestra e conheceram projetos ambientais.

O projeto ” Meio Ambiente e Família” envolve toda a escola com a participação de alunos do ensino fundamental. Segundo o professor Carlos André, que captou recursos do Governo Federal para desenvolver um programa voltado para a comunidade escolar na área ambiental.
“Esse é um projeto do Governo Federal no qual a gente está realizando hoje, hoje é a culminância de estar realizando ele com plantio de árvores na frente da escola, nós estamos fazendo esse plantio, fazendo a coleta seletiva do lixo em tambores com a criatividade dos nossos alunos. Outra coisa é que já está tendo uma renda, já começamos a fabricar o sabão líquido, nosso objetivo além do sabão líquido a gente quer fazer sabão em barra, sabão em pasta e fazer o sabonete também, tudo isso com a reaproveitação do óleo vegetal”, explica o educador.

Sergio Benedetti, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Mineração esteve no auditório da escola juntamente com a equipe da Coordenação de Educação Ambiental da SEMMAS, e falou aos educadores e estudantes sobre o planejamento de trabalho que vem sendo realizado entre as mais variadas ações constam o cumprimento de metas do Mapa Estratégico, Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, entre outros programas desenvolvidos na área de preservação do meio ambiente.
“Nós estamos muitos satisfeitos em poder contribuir com a nossa escola aqui a Filomeno, com todo seu corpo, diretora, professores e alunos que incansavelmente abraçaram esse projeto e hoje entrego aí com muita satisfação esse projeto tanto da coleta seletiva quanto da recuperação do óleo de cozinha, o óleo vegetal, e também plantio de mudas que foi feito aqui em frente às escolas e a gente espera que daqui uns anos passemos aqui e tenhamos aí umas grandes árvores aqui em frente à escola”.

Roselma Milani, Secretária de Educação, cita por exemplo a importância de a escola desenvolver essas ações uma vez que faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É alternativas como essas são importantes, ações como essas são indispensáveis dentro da escola para a gente construir uma sociedade justa, igualitária e responsável sustentavelmente, frisa Milani”.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho