Visando a prevenção contra inundações, deslizamentos e queimadas, a Prefeitura de São Félix do Xingu recebeu no Gabinete do Prefeito João Cleber, os engenheiros civis de segurança e consultores da Safemed, empresa especializada na elaboração de ações de Proteção e Defesa Civil no Estado do Pará.

De acordo com o informado por Walmir Corrêa Leite, as cidades de Tucumã, Parauapebas, Canaã dos Carajás e agora São Félix do Xingu terão seus primeiros Plano de Contingência Municipal (Placon) que terá como foco a prevenção e desastres naturais, fortalecendo as ações da Defesa Civil ao qual continuará atuando como ajuda humanitárias para inúmeras famílias xinguense.

Outra informação abordada durante a reunião diz respeito que em breve o Governo do Pará, deverá publicar edital para selecionar novos agentes para atuarem como Corpo de Bombeiros Militar no Batalhão que está sendo construído na cidade de São Félix do Xingu. A consultoria Safemed firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Pará e a Mineradora Vale para desenvolver junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) ações ligadas à proteção ao Meio Ambiente e especialmente a população, informou Corrêa.

Para Mauro Costa, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de São Félix do Xingu, “Possuir este plano é de grande importância para estarmos organizados e agirmos de forma rápida em qualquer situação. Com estas estratégias traçadas, nosso tempo de ação e trabalho será otimizado, garantindo assim uma maior segurança a comunidade”.

“Fica aqui o nosso agradecimento e apoio do Prefeito João Cleber para as ações realizadas pela a equipe da Defesa Civil e agora ficou estabelecido uma agenda de trabalho ao qual envolverá novas reuniões e a criação de um grupo de trabalho interligado com os demais órgãos de governo, também está prevista a realização de uma audiência pública com a sociedade sendo que no máximo até no mês de maio, poderemos concluir o nosso primeiro Plano de Contingência Municipal”. Frisou Mauro Costa.

A reunião para discutir a Implantação do Plano de Contingência de São Félix do Xingu, foi articulada pela a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, órgão subordinado pela Secretaria Municipal de Governo (SEMAGOV) e reuniu os Secretários das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Saúde, Assistência Social, Educação, Procuradoria Geral, Coordenadoria Municipal de Trânsito e a Câmara Municipal de Vereadores.