SELO UNICEF: Gestão do Prefeito João Cleber se compromete com os direitos das Crianças e Adolescentes

Se a sociedade tratar bem as crianças e os idosos, estaremos civilizados, essas foram as palavras do padre Danilo Lago, na abertura do primeiro fórum Selo Unicef de São Félix do Xingu. A gestão “Compromisso com o Trabalho” deu início à caminhada para receber a certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e das Organização das Nações Unidas (ONU).

Para conseguir o Selo Unicef o município se compromete em manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência. Todas as secretarias municipais em especial Educação, Saúde e Trabalho e Promoção Social irão priorizar ações em prol das crianças.

Após as execuções dos Hinos do Brasil e do Município de São Félix do Xingu, as autoridades e a sociedade civil organizada assistiram a apresentação das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em seguida a companhia de dança fez sua apresentação cultural em ritmo de carimbó.

Meninos e meninas do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) assistidos pela a Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), participaram ativamente das temáticas envolvidas na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Todos os participantes assistiram atentamente a palestra do professor Sérgio Borges. Ele falou da importância do município alcançar o selo Unicef. A adesão do Município de São Félix do Xingu vai garantir significativos avanços e benefícios para as crianças e adolescentes.

Sobre o Selo UNICEF: O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Padre Danilo Lago. Isso aí, eu acho muito importante que a prefeitura possa conseguir esse selo, para que através deste Selo a gente possa ajudar mais ainda as crianças, entendeu? Para mim isso é uma missão e eu queria dizer divina.

A gente só tem o que agradecer o convite da gestão municipal, das meninas organizadoras que convidou a APAE, para participar para a gente fazer parte também dessa ação que é a conquista do Selo Unicef.

Iranilde Santos, Presente da Apae São Félix do Xingu.

Prefeito João Cleber, tem sido um instrumento de benção para as nossas vidas, é o nosso prefeito que tem engajado firme conosco aí, na conquista deste Selo. Dona Silvia Regina Pereira da Silva, nossa secretária de trabalho e Promoção Social, ela tem sido um instrumento de bênção, tem nos dado apoio, sem o apoio desses secretários a gente jamais teria alcançado esses objetivos que nós pretendemos.

Cheila Xavier Presidente dos Direitos das Crianças e Adolescentes de São Félix do Xingu.

Articulador é a pessoa indicada para coordenar as ações do Selo Unicef no município, devendo ser a referência na gestão política pública, para a infância e a adolescência e ter a capacidade de articulação em que todas as secretarias julgando ser necessária para pensarmos no bem-estar de todas as crianças e adolescentes.

Maria Goloni Articuladora do Selo Unicef de São Félix do Xingu.