Semagri e Ceplac iniciam a distribuição de 300 mil sementes de cacau híbrido para produtores e comunidade indígena

A parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri), com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vem trazendo novas perspectivas para o cultivo do cacau em diversas propriedades rurais localizadas nas regiões de Primavera, Pombal, Sumaúma I, II, Projeto de Assentamento P A Belauto, Distritos de Nereu, Taboca, Lindoeste e Sudoeste, além da comunidade Indígena Kaiapó da Aldeia Karotidjam  nas proximidades do Rio São Francisco a 87 km de São Félix do Xingu.

Nessa etapa estão sendo distribuídas algo em torno de 300 mil sementes híbridas de cacau para aproximadamente cem famílias para que as mesmas possam produzir mudas de cacau. As sementes foram produzidas na estação experimental da Ceplac localizada na Cidade de Tucumã.

Vale destacar que as sementes de cacau híbrido, são tolerantes à doença vassoura – de – bruxa e cada produtor recebeu algo em torno de mil sementes, o que irá permitir o crescimento da área plantada em torno de um hectares. Com isso espera –se que em três anos, as famílias já possam comercializar o cacau, incrementando a renda familiar e além de incentivar a recuperação e preservação ambiental e abastecer o mercado com produtos saudáveis e tradicionais da  Amazônia.

Deusilene Santos, Chefe do Departamento de Produção da Secretaria de Agricultura, relata que essa é a primeira entrega de sementes híbridas de cacau do ano no Viveiro Municipal. “ Ação da Prefeitura, Agricultura e em parceria com a Ceplac, hoje estão sendo entregues aqui quase 300 mil sementes, e tudo isso para beneficiar o agricultor do nosso município”, relata, Deusilene Santos.

Agricultura do Projeto de Assentamento P A Belauto, Cleonice Cerqueira, aprovou a iniciativa e relatou que o projeto é de grande importância pois visa atender o pequeno produtor rural. “ Você não tem noção da alegria que estou sentido, a gente tem a oportunidade de conseguir essas sementes e desde de então, quero agradecer ao Prefeito João Cleber pelo o incentivo e com isso iremos melhorar ainda mais a nossa plantação de cacau”.

Para o indígena Caiapó Takakprin da Aldeia Karotidjan, localizada nas proximidades do Rio São Francisco, distante 87 km de São Félix do Xingu, garantiu que irá plantar um hectare de cacau e dentro de três anos já terá uma renda extra para a sua comunidade. O indígena disse ainda que essas ações do Prefeito João Cleber contribuem para o seu povo.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support