Alimentos saudáveis e renda para famílias do município de São Félix do Xingu, esses são os frutos que estão sendo gerados de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e com a participação do Frigorífico Frigol para horticultores.  

Técnicos agrícolas e alunos do curso de engenharia florestal deram início a implantação de um sistema de irrigação na horta do horticultor Vanderlan Ribeiro, localizado em uma área urbana às margens da Vicinal Cai N’ Água do Setor Sul. O agricultor já comercializa parte de sua produção de verduras para a Secretaria de Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), outras demandas são supridas no comércio local, na feirinha de quarta – feira nas adjacências da Praça Céus e aos sábados no Mercado Municipal de São Félix do Xingu.  

Quem também entra nessa parceria com o Governo Municipal, Instituição de Ensino Superior e os Horticultores é o Frigorífico Frigol unidade de São Félix do Xingu, que está fornecendo material derivado de origem animal ‘Compostagem Seca’ que serve como adubação orgânica para o solo o que proporcionará melhor rendimentos na produção das hortaliças.

Marlos Peterle, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, explica que essa parceria vem de encontro com a política de geração de renda e apoio para os horticultores, disponibilizada pelo o Prefeito João Cleber. Neste caso específico do projeto das hortas os horticultores recebem apoio da Prefeitura de São Félix do Xingu desde o preparo do solo com gradeação da terra, assistência técnica, calcário, adubos e agora o fornecimento da Frigol de compostagem e a participação da Unifesspa na implantação da irrigação, haverá aumento na produção de hortaliças e consequentemente renda ao agricultor urbano.

Professora voluntária do Campus da Unifesspa, Professora Helane Aguiar, trabalha a disciplina de meteorologia e climatologia, reforça que esse projeto de extensão dará uma contribuição ao produtor que passa a ter ganhos com a produtividade da Horta Irrigada. Na prática o agricultor passará a irrigar a horta no sistema hidráulico com a utilização de canalização e linha derivadas com gotejamento direto nas hortaliças.

Os horticultores Carlos Alexandre produtor de melancias comum nesta safra já colheu mais de 1.200 unidades e Vanderlan Ribeiro ao qual produz alface, cheiro verde e agora com a irrigação pretende ampliar sua produção com plantações para mais de 50 canteiros com culturas do milho verde, feijão, jiló, berinjela, melancia entre outras frutas e verduras, dizem serem imprescindível o apoio recebido para dar continuidade às suas atividades.  

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.