Semagri e Unifesspa auxiliam horticultor com implantação de Horta Irrigada no Cai N’ Água

Alimentos saudáveis e renda para famílias do município de São Félix do Xingu, esses são os frutos que estão sendo gerados de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e com a participação do Frigorífico Frigol para horticultores.  

Técnicos agrícolas e alunos do curso de engenharia florestal deram início a implantação de um sistema de irrigação na horta do horticultor Vanderlan Ribeiro, localizado em uma área urbana às margens da Vicinal Cai N’ Água do Setor Sul. O agricultor já comercializa parte de sua produção de verduras para a Secretaria de Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), outras demandas são supridas no comércio local, na feirinha de quarta – feira nas adjacências da Praça Céus e aos sábados no Mercado Municipal de São Félix do Xingu.  

Quem também entra nessa parceria com o Governo Municipal, Instituição de Ensino Superior e os Horticultores é o Frigorífico Frigol unidade de São Félix do Xingu, que está fornecendo material derivado de origem animal ‘Compostagem Seca’ que serve como adubação orgânica para o solo o que proporcionará melhor rendimentos na produção das hortaliças.

Marlos Peterle, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, explica que essa parceria vem de encontro com a política de geração de renda e apoio para os horticultores, disponibilizada pelo o Prefeito João Cleber. Neste caso específico do projeto das hortas os horticultores recebem apoio da Prefeitura de São Félix do Xingu desde o preparo do solo com gradeação da terra, assistência técnica, calcário, adubos e agora o fornecimento da Frigol de compostagem e a participação da Unifesspa na implantação da irrigação, haverá aumento na produção de hortaliças e consequentemente renda ao agricultor urbano.

Professora voluntária do Campus da Unifesspa, Professora Helane Aguiar, trabalha a disciplina de meteorologia e climatologia, reforça que esse projeto de extensão dará uma contribuição ao produtor que passa a ter ganhos com a produtividade da Horta Irrigada. Na prática o agricultor passará a irrigar a horta no sistema hidráulico com a utilização de canalização e linha derivadas com gotejamento direto nas hortaliças.

Os horticultores Carlos Alexandre produtor de melancias comum nesta safra já colheu mais de 1.200 unidades e Vanderlan Ribeiro ao qual produz alface, cheiro verde e agora com a irrigação pretende ampliar sua produção com plantações para mais de 50 canteiros com culturas do milho verde, feijão, jiló, berinjela, melancia entre outras frutas e verduras, dizem serem imprescindível o apoio recebido para dar continuidade às suas atividades.  

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support