SEMAS promove Curso de Monitoramento de Focos de Queimadas no município de São Félix do Xingu

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou nesta segunda-feira (23) o Curso de Monitoramento de Focos de Queimadas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Félix do Xingu (Semma), na região Sudeste. O objetivo é capacitar os grupos técnicos, os produtores rurais e as gestões municipais da área de influência da Rodovia PA-279, para que consigam monitorar os focos de calor e evitar incêndios de grandes proporções nas áreas de produção. Participaram do curso técnicos das secretarias municipais de Agricultura (Semagri) e de Urbanismo, e membros da Defesa Civil.

FOGO CONTROLADO!. Oferecido a gestores municipais, técnicos e produtores rurais, o curso é um avanço do Programa Territórios Sustentáveis no Sudeste do Pará. ( Por Bruna Brabo – Semas/ Fotos Bruno Cecim – Agência Pará de Notícias)

O curso é mais um avanço do Programa Territórios Sustentáveis, um dos quatro principais eixos de ação do Plano Amazônia Agora, a estratégia estadual de transição para a economia de baixas emissões destinadas às áreas pressionadas pelo desmatamento. “O programa visa à conservação do capital natural, à promoção do desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis, a partir do aumento da eficiência na produção pecuária e agroflorestal, e à recuperação de áreas alteradas e degradadas. Nessa nova fase, a Semas busca fortalecer as equipes. Além disso, estamos trabalhando para fazer capacitação com os servidores municipais e produtores, no trabalho de controle e combate a queimadas”, destacou o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio.

FOGO CONTROLADO!. Oferecido a gestores municipais, técnicos e produtores rurais, o curso é um avanço do Programa Territórios Sustentáveis no Sudeste do Pará. (Por Bruna Brabo – Semas/ Fotos Bruno Cecim – Agência Pará de Notícias)

O secretário de Meio Ambiente de São Félix, Sérgio Benedetti, ressaltou a importância do curso no combate a queimadas, em especial a participação no Programa Territórios Sustentáveis. “A gente recebe muita motivação! Como sempre, a equipe da Semas estadual sempre vem para somar esforços junto aos nossos produtores e a nossa população em relação ao combate ao desmatamento, além de promover ações para preservar as questões ambientais. Essa é uma nova fase, e já percebemos um amadurecimento no sentido de trabalhar no Programa Territórios Sustentáveis. A gente vai trabalhar forte para que consigamos trazer todos os resultados esperados dentro do TS”, afirmou o secretário.

Parceria – “Se tratando de um corpo técnico, em que a gente lida diretamente com os pequenos e médios agricultores, atividades de pecuária, além do cacau, esse tipo de ação é importantíssima. Isso nos disponibiliza uma ferramenta de trabalho para que possamos nos aproximar dos produtores, para que eles se sintam mais protegidos e assegurados quanto as suas atividades. Pra gente, é fundamental ter essa parceria com o governo do Estado, que sempre viabiliza recursos, informações e um grupo técnico para nos dar suporte. Com certeza, teremos resultados muito positivos”, informou Carlos Inácio, técnico da Semagri.

A Semas oferece boletins de focos de calor diariamente, e a cada mês, às secretarias, além do acompanhamento de mudanças climáticas, para que seja possível identificar os riscos de fogo nas regiões. “A importância desse curso está justamente nas diversas informações e orientações para os técnicos desses municípios. O nosso objetivo é instruí-los quanto ao uso de ferramentas e materiais que a Semas disponibiliza, para que eles possam visualizar e combater essas queimadas, além de fazer com que consigam o seu próprio banco de dados para análises diárias com relação a esses focos”, explicou Glayson Chagas, meteorologista da Semas.