SEMAS promove Curso de Monitoramento de Focos de Queimadas no município de São Félix do Xingu

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou nesta segunda-feira (23) o Curso de Monitoramento de Focos de Queimadas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Félix do Xingu (Semma), na região Sudeste. O objetivo é capacitar os grupos técnicos, os produtores rurais e as gestões municipais da área de influência da Rodovia PA-279, para que consigam monitorar os focos de calor e evitar incêndios de grandes proporções nas áreas de produção. Participaram do curso técnicos das secretarias municipais de Agricultura (Semagri) e de Urbanismo, e membros da Defesa Civil.

FOGO CONTROLADO!. Oferecido a gestores municipais, técnicos e produtores rurais, o curso é um avanço do Programa Territórios Sustentáveis no Sudeste do Pará. ( Por Bruna Brabo – Semas/ Fotos Bruno Cecim – Agência Pará de Notícias) 

O curso é mais um avanço do Programa Territórios Sustentáveis, um dos quatro principais eixos de ação do Plano Amazônia Agora, a estratégia estadual de transição para a economia de baixas emissões destinadas às áreas pressionadas pelo desmatamento. “O programa visa à conservação do capital natural, à promoção do desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis, a partir do aumento da eficiência na produção pecuária e agroflorestal, e à recuperação de áreas alteradas e degradadas. Nessa nova fase, a Semas busca fortalecer as equipes. Além disso, estamos trabalhando para fazer capacitação com os servidores municipais e produtores, no trabalho de controle e combate a queimadas”, destacou o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio.

FOGO CONTROLADO!. Oferecido a gestores municipais, técnicos e produtores rurais, o curso é um avanço do Programa Territórios Sustentáveis no Sudeste do Pará. (Por Bruna Brabo – Semas/ Fotos Bruno Cecim – Agência Pará de Notícias) 

O secretário de Meio Ambiente de São Félix, Sérgio Benedetti, ressaltou a importância do curso no combate a queimadas, em especial a participação no Programa Territórios Sustentáveis. “A gente recebe muita motivação! Como sempre, a equipe da Semas estadual sempre vem para somar esforços junto aos nossos produtores e a nossa população em relação ao combate ao desmatamento, além de promover ações para preservar as questões ambientais. Essa é uma nova fase, e já percebemos um amadurecimento no sentido de trabalhar no Programa Territórios Sustentáveis. A gente vai trabalhar forte para que consigamos trazer todos os resultados esperados dentro do TS”, afirmou o secretário.

Parceria – “Se tratando de um corpo técnico, em que a gente lida diretamente com os pequenos e médios agricultores, atividades de pecuária, além do cacau, esse tipo de ação é importantíssima. Isso nos disponibiliza uma ferramenta de trabalho para que possamos nos aproximar dos produtores, para que eles se sintam mais protegidos e assegurados quanto as suas atividades. Pra gente, é fundamental ter essa parceria com o governo do Estado, que sempre viabiliza recursos, informações e um grupo técnico para nos dar suporte. Com certeza, teremos resultados muito positivos”, informou Carlos Inácio, técnico da Semagri.

FOGO CONTROLADO!. Oferecido a gestores municipais, técnicos e produtores rurais, o curso é um avanço do Programa Territórios Sustentáveis no Sudeste do Pará. (Por Bruna Brabo – Semas/ Fotos Bruno Cecim – Agência Pará de Notícias) 

A Semas oferece boletins de focos de calor diariamente, e a cada mês, às secretarias, além do acompanhamento de mudanças climáticas, para que seja possível identificar os riscos de fogo nas regiões. “A importância desse curso está justamente nas diversas informações e orientações para os técnicos desses municípios. O nosso objetivo é instruí-los quanto ao uso de ferramentas e materiais que a Semas disponibiliza, para que eles possam visualizar e combater essas queimadas, além de fazer com que consigam o seu próprio banco de dados para análises diárias com relação a esses focos”, explicou Glayson Chagas, meteorologista da Semas.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support