A Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), realizou por três dias ações de busca ativa na localidade do Distrito de Sudoeste, ação foi para inclusão ou exclusão cadastral, atualização, transferência e inscrições de novas famílias no Cadastro Único (CadÚnico), usado para a acesso de benefícios a programas sociais, como bolsa – família, e em mais de 20 programas sociais.
O Coordenador do CadÚnico da Secretaria de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de São Félix do Xingu, Alyson Alves, falou da importância da busca ativa proporcionada via itinerante com o deslocamento da equipe técnica da cidade para a zona rural com ações da atualização dos cadastros o que é obrigatório a cada dois anos ou quando ocorre alguma mudança no cadastro na família do beneficiado.
O servidor público explica ainda que a atualização do CadÚnico é importante para que a pessoa tenha acesso aos programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal e que o maior objetivo da Ação Social de São Félix do Xingu na pessoa da Secretária Silvia Regina Torres e do Prefeito João Cleber é inserir o maior número de famílias xinguenses que tenha perfil ou que estão em vulnerabilidades no acesso aos programas sociais, enfatizou Alyson Alves.
“Isso, é que o cadastro único, através do Prefeito João Cleber, secretária Silvia Torres da assistência Social, com o cadastro único promovendo a inclusão cadastral, atualização e também transferência de outros municípios que já estão morando no nosso município, com isso a gente teve esse atendimento nos dias de quarta, quinta e sexta feiras aqui no distrito de Sudoeste”.
A iniciativa da Ação Social demonstra o compromisso da Prefeitura de São Félix do Xingu em levar serviços de qualidade às pessoas que mais precisam. E este foi o caso da trabalhadora rural, dona Maria Rosa, da localidade da Terra Prometida no Distrito de Sudoeste, que compareceu ao itinerante do CadÚnico para realizar atualização e continuar a ter acesso ao recebimento do recurso do Bolsa Família.
“ É, eu vim fazer o cadastro, gostei do atendimento muito bom mesmo até o porque a gente não precisar sair da aqui para ir na cidade e isso me ajuda e muito”, reportou dona Maria Rosa.
O aposentado José Alves, de 74 anos de idade, tomou conhecimento que a equipe da assistência social estava de volta ao Distrito de Sudoeste e aproveitou para atualizar nos programas sociais para não perder o benefício social do Programa Bolsa Família, o que segundo ele iria complementar a sua renda.
“ Vim atualizar por que eu dependo muito do Bolsa Família para que eu possa manter a minha família e eles vinda aqui facilita a minha vida sem falar na economia devido se eu tiver que ir na cidade de São Félix do Xingu e tem um gasto com alimentação, passagem de ônibus ida e volta além de hospedagem no hotel algo em torno de R$ 600, reais, eles vindo aqui facilitou em muito a minha vida”, relatou o senhor José Alves.
Você sabia que a inscrição, atualização ou consulta podem ser feitas na Secretaria de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de São Félix do Xingu sendo que atualizar ou se inscrever no CadÚnico, os documentos obrigatórios para o cadastramento são: CPF, Título de Eleitor e demais documentos de cada uma das pessoas da família, Certidão de Nascimento ou a de Casamento e Carteira de Trabalho.
Cabe lembrar que o cadastro não significa a inclusão automática da família nos programas sociais, mas o CadÚnico possibilita acesso a mais de 20 programas sociais do Governo. No distrito de Sudoeste foram realizados quase trezentos atendimentos e que atualmente São Félix do Xingu cerca de dez mil beneficiários estão tendo acesso ao Bolsa Família e a outros programas de distribuição de renda, o que contribui com a economia do município.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho