Servidores da Saúde de São Félix do Xingu recebem treinamento sobre atendimento humanizado

Ouvir, compreender as necessidades dos pacientes, aconselhar e respeitar as opiniões. Com a preocupação de melhorar os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito João Cleber autorizou a realização de um treinamento sobre atendimento humanizado.

A capacitação ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de São Félix do Xingu e envolveu servidores, que receberam orientações e expuseram seus questionamentos sobre o atendimento em São Félix do Xingu.

Segundo o Secretário de Saúde, Raphael Antônio é importante que os profissionais estejam mais sensíveis às necessidades uns dos outros e também no atendimento ao paciente, que vai muito além de uma consulta ou exame.

“Essa capacitação  é um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação Permanente em Saúde ministrou palestra com o tema Humanização no atendimento e Excelência no atendimento ao Cidadão que tem como o intuito humanizar nossa saúde valorizar ainda mais nosso profissionais de saúde para que esse serviço de qualidade chegue ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS e uma determinação do nosso prefeito João Cleber para fazer uma saúde cada dia melhor para todo cidadão de São Félix do Xingu”, frisa Raphael Antônio.

Para a enfermeira e palestrante, Rayza de Almeida, Coordenadora de Educação em Saúde que na oportunidade esteve coordenando os trabalhos  a busca pela humanização é uma estratégia para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes, e também para resgatar a figura do profissional de saúde.

“Já capacitamos enfermeiros, bioquímicos, odontólogos, técnico de enfermagem, ouvir é fundamental para prestar um atendimento humanizado de qualidade, a fim de conhecer o problema ou o questionamento que o usuário tem, para poder oferecer a melhor solução possível essa é a orientação do prefeito João Cleber”, explicou a enfermeira Rayza de Almeida.

“Com este treinamento, procuramos mostrar aos servidores a sua importância na instituição, e principalmente, estimulá-los a oferecer um olhar humanizado aos seus colegas de trabalho, pacientes e acompanhantes”, comentou Maria Goloi, Coordenadora da Educação e Saúde na Escola, do Governo Federal.

“Estava faltando o treinamento para que os profissionais de saúde expusessem suas demandas dentro do ambiente do trabalho, a dinâmica teve um trabalho muito positivo para que possamos compreender que trabalhamos em rede, então quem busca atendimento, muitas vezes, além do físico, também está abalado psicologicamente, daí a necessidade de encontrar profissionais que tenham sensibilidade e ofereçam a atenção esperada”, concluiu.

Compromisso com o trabalho!