O fim de semana foi de comemorações para os moradores da Vila Karapanã, autoridades do executivo e do legislativo municipal de São Félix do Xingu, estiveram presentes prestigiando os 35 anos de criação da localidade. Foram realizadas diversas ações, como culto ecumênico, louvores, desfile de miss, shows, cavalgada ruralista entre outras atrações.

Promovida pela Prefeitura Municipal, via Secretaria de Cultura de São Félix do Xingu, a festa de aniversário é uma tradição e sempre atrai milhares de pessoas tanto do município como de diversas localidades de Tucumã. O evento estava suspenso desde do ano de 2019 devido ao momento pandêmico da Covid -19.

Além de promover entretenimento para a população, a festa dos 35 anos também gerou uma grande movimentação na economia da Vila Karapanã. Em toda a extensão da avenida existem diversos comércios, e bancas existentes, além da lanchonete do posto, oferecendo ao público diversas opções de comidas e bebidas.

Além dos pontos fixos de comercialização, vendedores espalhados em meio à multidão também ofereciam seus produtos, como bonés, ursos, entre outros utensílios, além dos vendedores terem montado barracas para a comercialização de comidas e caldos.

Em seu pronunciamento o Prefeito João Cleber ao lado do secretariado municipal, parabenizou a Vila Karapanã por estar em festa, o gestor municipal frisou que a localidade é a porta de entrada para o município de São Félix do Xingu. O chefe do Poder Executivo enalteceu os pioneiros da localidade em especial a família Braga, por ser uns dos primeiros moradores do Karapanã, ao qual contribuíram para o crescimento da localidade.

0 Prefeito João Cleber, prosseguiu seu pronunciamento, dizendo que quando assumiu a prefeitura em seu primeiro mandato realizou reformas de escola, posto de saúde, construção de quadra poliesportiva e implantou o micro sistema de abastecimento de água para atender uma antiga reivindicação dos moradores, e que para sua segunda gestão pretende interligar Karapanã a Vila Tancredo por meio de construção de estrada e pontes e ainda realizar obras de infraestrutura na área urbana entre as quais a construção de um portal com a identificação da chegada da Vila Karapanã.

Por fim o Prefeito João Cleber, disse que irá trabalhar junto aos órgãos competentes de governo e com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais, ao qual tem como presidente o pecuarista Francisco Torres o Torrinho, irá buscar a tão sonhada por muitos a regularização fundiária de terras na região da Gleba Manguari.

“Parabéns é uma satisfação estar aqui hoje visitando o karapanã, uma das vilas mais antigas do município e saber que a gente tem um carinho especial aqui por essa vila, hoje completando trigésimo quinto aniversário e dizer ao pessoal do karapanã que realmente eles estão de parabéns a gente tem sempre buscado aqui atender a vila através de micro abastecimento de água, através da saúde, através da educação, quando eu fui prefeito aqui fizemos várias reformas, e meu compromisso aqui com o karapanã é o que, fazer um portal aqui na entrada da cidade, melhorar as vias públicas como foi melhorada agora o patrulhamento, aterramento, o foco nosso é trazer pavimentação, trazer melhoria, aqui pra vila karapanã por isso eu me sinto aqui a vontade de estar aqui hoje no meio da população”.

Francisco Torres, Torrinho Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu, enfatiza que a localidade tem dado a sua contribuição no que tange o aquecimento da economia por meio do agronegócio, uma vez que a localidade possui excelente terras férteis o que é possível produzir pecuária e lavouras de milho. Torres, destacou também a questão da regularização fundiária.

“O karapanã sempre tem se destacado desde o início aqui no município na agricultura através do cultivo do milho, hoje karapanã tem potencial enorme, está faltando apenas sair essa regularização fundiária que tem uma demanda igual o João Cleber comentou a pouco tempo que não é do estado nem a união responsável para a titulação, mais é uma luta nossa, tanto minha como dele de tentar regularizar essas áreas através dos políticos, tanto os políticos federais como do estado, para que karapanã se torne um celeiro da agricultura e do agro negócio do nosso município”.

“E o carapanã que nem foi dito aqui, é a porta de entrada do nosso município, então ela precisa ser bem zelada, as ruas limpas, tudo iluminado, aquela coisa contenda que o povo realmente almeja, que nossos visitantes, os turistas chegam, e entre no nosso município e veja que o município está sendo bem assistido, que tem um prefeito que zela do seu povo, que tem um prefeito que cuida né da comunidade, e quero aqui destacar o apoio do prefeito João Cleber pra todas as comunidades” Palavras de Gonçalo Araújo,  Presidente da Câmara de São Félix do Xingu.

Primeiramente eu tenho a gratidão a Deus, e minhas amizades, eu tive muito apoio e isso ajudou bastante. É uma alegria muito enorme a gente está aqui no carapanã, todos e todas, a semana passada a gente cavalgou lá no 28 e hoje estamos no carapanã, João Cleber está de parabéns, excelente, era uma lama incrível aqui e ele aterrou tudo e está de nota mil pra você prefeito, tamo junto e misturado, disse Leonardo José da Fazenda Pernambucana – Boa Esperança.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.