Secretários Municipais de Educação das Cidades de São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte, Xinguara, Rio Maria, Bannach e o diretor da 22ª Unidade Regional de Educação (URE) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (27) na sede da Secretaria Executiva Municipal de Educação de São Félix do Xingu (SEMED) para tratarem sobre o retorno das aulas presenciais.

Iremos lançar Plano de Ação e contamos com a parceria do Governo do Estado para que a volta às aulas presenciais se dê com muita segurança e responsabilidade” informou professor Clebson Alves, Secretário de Educação de São Félix do Xingu.

Foi pautado a elaboração de Planos de Ação que prevê a volta das aulas 100% presencial. Debateu-se que para que isso ocorra deverá haver um consenso geral e o envolvimento dos atores educacionais que são: Conselho Estadual e Municipais de Educação, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, Gestores Municipais, Conselho Municipal de Saúde, Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e do Ministério Público do Estado do Pará.

Sabe-se que o Governo do Pará anunciou que a partir do dia 2 de agosto, o retorno presencial se dará de forma híbrida, gradativa e com apenas 25% do número de alunos, por turma, obedecendo às ações de biossegurança.  Ainda segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), a retomada presencial obedecerá todos os protocolos sanitários e seguirá com atendimento escalonado.

Professor Lázaro Borba, diretor da 22º Unidade Regional de Educação (URE) localizada em Xinguara, ouviu atentamente a realidade pontuada pelos secretários e destacou: “Foi um marco para a Educação da nossa regional da PA 279, BR 155, essa reunião com os secretários municipais de educação. Queremos encontrar um denominador comum para que possam ser iniciadas as aulas agora dia (02) de agosto, porém alguns municípios apresentaram suas peculiaridades dentre elas a mais recorrente refere-se à imunização dos profissionais da educação que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 o que gera certa insegurança para o retorno das aulas presenciais neste momento”.

Professor Lázaro Borba, diretor da 22º Unidade Regional de Educação (URE) localizada em Xinguara, ouviu atentamente a realidade pontuada pelos secretários.

O Secretário Municipal de Educação do município de São Félix do Xingu, professor Clebson Alves, anfitrião da reunião ao se pronunciar relatou “que o município de São Félix do Xingu é atípico aos demais devido ao tamanho geográfico e a quantidade de escolas que existem na cidade, zona rural e na comunidade indígena. Salientou ainda, que sem a imunização completa dos trabalhadores da educação bem como demais atores que compõem a comunidade escolar não existe segurança para o retorno das aulas presenciais neste momento. Agradeceu ao prefeito João Cléber que abraçou a ideia da realização desse importante encontro para deliberarmos sobre a volta às aulas presenciais, a todos os Secretários de Educação e o Diretor da 22º URE que não mediram esforços para se fazerem presente no evento. Destacou que há um avanço em relação a vacinação do município já que o Prefeito João Cleber junto com a Secretaria de Saúde estabeleceram que houvesse imunização a partir dos 18 anos e apesar de todo esforço percebe-se que a adesão da população ainda é pequena. Precisamos que aumente o quantitativo de pessoas vacinadas e que os Órgãos Competentes da Saúde nos aponte que estamos seguros para o retorno das aulas presenciais.

Iremos lançar Plano de Ação e contamos com a parceria do Governo do Estado para que a volta às aulas presenciais se dê com muita segurança e responsabilidade” informou o Secretário Executivo Municipal de Educação de São Félix do Xingu, professor Clebson Alves.

Uma resposta

1. Secretário Clbson Alves mais uma vez falou com firmeza, quanto ao retorno das nossas aulas presenciais, precisa mesmos está todos imunizados e mais seguros em nossas escolas.
    Fica aqui meu abraços.