Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é apresentado para sociedade xinguense em Audiência Pública

Conforme o previsto e noticiado foi apresentado nesta quarta – feira (15) em audiência pública para a sociedade civil e organizada bem como as autoridades municipais os projetos previstos no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de São Félix do Xingu (PLAMUS) que depois de transformado em lei municipal será executado a curto, médio e em longo prazo.

A audiência ocorreu em atendimento aos requisitos da Lei de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana e é integrada ao Plano Diretor Municipal de acordo com as diretrizes da Légua Patrimonial de São Félix do Xingu.

Durante apresentação do plano, feita pela a equipe técnica de trabalho composta por servidores do município ao qual envolveu profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, assistente social, jurídico dentre outros. Foram explicados e detalhados projetos a curto, médio e longo prazo que dará um norte para implantação de obras de acessibilidade, serviços públicos do transporte coletivo urbano, revitalização de vias, ciclovias, crescimento econômico com a criação do polo industrial e primando pela política da sustentabilidade entre outros destaques como preconizado às exigências do Ministério das Cidades.

O Poder Legislativo de São Félix do Xingu apreciará em breve Projeto de Lei de autoria do Executivo que será encaminhado pela prefeitura para ser discutido, analisado e posteriormente aprovado será sancionado pelo o Prefeito João Cleber.

“Estamos aqui hoje na Câmara Municipal, participando de uma audiência pública tratando de planos importantes para São Félix do Xingu sobre a acessibilidade, o plano diretor, plano de mobilidade discutindo aí com a sociedade, poder legislativo realmente o que é de melhor para São Félix então, terminamos agora a audiência pública onde a sociedade pode ouvir e discutir sobre as melhorias para São Félix do Xingu” informou João Cleber.

O Secretário de Serviços Urbanos de São Félix do Xingu, Euller Moura explica que o grupo de trabalho juntamente com a equipe técnica foi a campo e ouviu a população nos bairros da cidade e de posse das demandas e aos anseios dos munícipes foram identificadas as principais prioridades.

“Estivemos hoje aqui na Câmara Municipal de São Félix do Xingu, apresentando a população, aos vereadores, aos representantes de classe o Plano de Mobilidade Urbano Sustentável do município, esse plano foi elaborado conforme o pedido do nosso prefeito municipal João Cleber, para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, organizada e tecnológico, todo esse plano foi pensando da melhor qualidade de vida do morador de São Félix do Xingu”.

O cidadão poderá ter acesso ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável no site da Prefeitura de São Félix do Xingu (https://www.sfxingu.pa.gov.br/) disponível integralmente para a população.

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.