Prefeito participou por videoconferência da implantação da 2ª Vara Criminal na Comarca de São Félix do Xingu

Em cerimônia ocorrida por meio de videoconferência foi implantada nesta quinta – feira (17) a 2ª Vara Criminal da Comarca de São Félix do Xingu. Com isso o Poder Judiciário pretende levar celeridade na prestação jurisdicional dos munícipes xinguenses.

Participaram virtualmente da solenidade a Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Presidente da 18ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Tucumã, advogado Luciano Corado dos Reis, Juiz da Comarca de São Félix do Xingu, Cristiano Lopes Seglia, Procurador Geral do Município, advogado Walter Wendell, Presidente do Poder Legislativo, vereador Gonçalo de Sousa e o Prefeito João Cleber, entre outras autoridades.

O Fórum de São Félix do Xingu até então contava tão somente com uma única Vara, a qual eram responsáveis pelo processo e execução de ações cíveis e criminais e agora será designada para 1ª Vara Cível e Empresarial. Agora com a criação da Vara Criminal, espera- se que a tramitação processual seja mais célere.

O prefeito João Cleber, reiterou a necessidade de São Félix do Xingu, ter mais uma Vara no âmbito Criminal, e que isso irá propiciar maior agilidade ao trâmite de mais de sete mil processos e assim contribuir para melhorar a eficácia do trabalho do Poder Judiciário no atendimento a comunidade xinguense. O prefeito também colocou os serviços da Prefeitura à disposição do Tribunal de Justiça do Pará, ressaltando que ambos os poderes têm o mesmo propósito que é buscar a promoção do bem comum.

“Pra mim é motivo de alegria, o Tribunal de Justiça está oferecendo esse trabalho tão importante para a sociedade, eu como gestor vinha cobrando a implantação de mais uma comarca, eu estive recentemente no gabinete da Desembargadora e ficou acertado que São Felix do Xingu, pela sua grande quantidade de processos merecia a implantação da Vara Criminal, para dar mais agilidade aos processos e com isso também dar mais condições aos advogados e vamos continuar apoiando as melhorias do Judiciário do nosso município”, pontuou o Prefeito João Cleber.

O Procurador Geral do Município de São Félix do Xingu, advogado Walter Wendell, complementou dizendo que a 2ª Vara Criminal é essencial para a cidade, visto seu crescimento populacional. “ Com essa implantação haverá mais agilidade e efetividade aos processos criminais, hoje na comarca são mais de sete mil processos que antes eram físicos hoje estão todos digitalizados e que a gestão do Prefeito João Cleber em parcerias vem fortalecendo a justiça, cabe lembrar que o gestor fez a doação do terreno para construção de novo e moderno prédio que irá abrigar o Fórum, e também discutimos a implantação da Patrulha Maria da Penha e a implantação no Distrito Taboca do Ponto de Inclusão Digital ( PID), destacou Walter Wendell.