Secretário de Meio Ambiente e Mineração discute em Belém “ Sustentabilidade, um movimento global que começa no local”

Discutir e apresentar dados sobre as queimadas, as grandes responsáveis pelos altos índices da temperatura global, e possíveis soluções para a redução do desmatamento, foram o foco central do 1° Encontro Estadual dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Pará, que este ano tem como tema “Sustentabilidade – Um movimento global que começa no local”.

O encontro foi realizado pelo Fórum Permanente dos Secretários Municipais de Meio Ambiente (Fopesmma), que contou com o apoio da Alepa, por meio do presidente da casa, deputado Chicão (MDB); governo do Estado, governo Federal, da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), e da Federação da  Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

“A Semas sempre foi muito presente no município. O objetivo de trazer o produtor rural para próximo de nós com essas ações é o de ajudar a trabalhar na legalidade, tirar as suas dúvidas sobre os processos de regularização ambiental. Com isso, os agricultores do município podem ser contemplados com os benefícios do CAR e do Programa de Regularização Ambiental”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração (Semmas) de São Félix do Xingu, Sergio Ricardo Benedetti.

Bruno Siqueira, representante do Ministério do Meio Ambiente, destacou que o Governo Federal visa recuperar o diálogo com estados e municípios a fim de superar os desafios, que são reduzir drasticamente os desmatamentos e as queimadas na Amazônia.

“Um dos objetivos centrais da nova política ambiental, na nova gestão do Governo Federal, é que os diálogos com estados e municípios sejam recuperados, pois são eles também os responsáveis pela gestão do território. Os desafios são comuns, fazem parte, mas as responsabilidades precisam ser compartilhadas, apenas um ente da federação não dará conta de resolver o problema, mesmo com as notícias animadoras que o Brasil vem conseguindo reduzir o desmatamento, o diálogo e a união se fazem necessários”, destacou o representante do Ministério do Meio Ambiente.

O presidente da Fopesmma, Élcio Ribeiro, agradeceu a Alepa, e aos demais entes envolvidos pelo apoio para que a realização do primeiro fórum e enfatizou que momentos como esses são fundamentais para que o estado que irá sediar a COP 30, em 2025, esteja cada vez mais fortalecido e preparado para tratar sobre o meio ambiente.

Colaboração Rodrigo Nicolau e Dina Santos/ Fotos/ Balthazar Costa/ ALEPA.