Trânsito de São Félix do Xingu passará a ser municipalizado, anuncia Prefeito João Cleber

A lei nº 9.503/97 também conhecida como Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ressalta em seu artigo 24 a obrigatoriedade da gestão municipal do trânsito, descrevendo as competências do órgão executivo de Trânsito Municipal. Nelas estão incluídos o planejamento, a operação e a fiscalização do trânsito dentre outras competências.

Veículos estacionados de todas as posições possíveis impedindo o direito constitucional de ir e vir, condutores não habilitados que põem em risco o direito à vida e a integridade da população, veículos andando de maneira irregular das formas mais variadas possíveis, pois onde não há fiscalização, abre-se margem para veículos furtados ou roubados circularem dentro do município ocasionando assim um aumento na criminalidade.

Com a municipalização, a Prefeitura de São Félix do Xingu irá administrar todas as ações ligadas ao trânsito, como planejamento, operação e fiscalização, no perímetro urbano. Entre os benefícios para o município está a realização de atividades de educação para o trânsito. O prefeito João Cleber reforça que com a municipalização do trânsito tanto o município quanto o estado reduziram significativamente os custos em saúde pública com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com as ações educativas evitará a perda de vidas motivadas por acidentes de trânsito. Esse trabalho educativo ficará a cargo dos agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT) que agora estão de sala nova localizada no Centro Administrativo José Fernandes Oliveira (ZUZU).

Outra ação anunciada pelo o prefeito é que a partir de agora a Circunscrição Regional de Trânsito de São Félix do Xingu (CIRETRAN), passará a categoria ‘A’ o que permitirá que os munícipes possam fazer todos os procedimentos no próprio município para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Coronel Miranda do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), órgão colegiado estadual componente do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SEGUP), explicou que o município de São Félix do Xingu com a gestão própria no trânsito passará a cumprir alguns ciclos ao qual envolve legislação, engenharia de tráfego, chegando a educação para o trânsito, ao qual trará para o cidadão inúmeros benefícios. 

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support